ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias

Oração da Santa Cruz

Recordação de Nossa Senhora de Sheshan, santuário perto de Xangai. Oração pelos cristãos chineses. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 24 de Maio

Recordação de Nossa Senhora de Sheshan, santuário perto de Xangai. Oração pelos cristãos chineses.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 10,1-12

Saindo dali, foi para a região da Judeia, para além do Jordão. As multidões agruparam-se outra vez à volta dele, e outra vez as ensinava, como era seu costume. Aproximaram-se uns fariseus e perguntaram-lhe, para o experimentar, se era lícito ao marido divorciar-se da mulher. Ele respondeu-lhes: ?Que vos ordenou Moisés?? Disseram: ?Moisés mandou escrever um documento de repúdio e divorciar-se dela.? Jesus retorquiu: ?Devido à dureza do vosso coração é que ele vos deixou esse preceito. Mas, desde o princípio da criação, Deus fê-los homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher, e serão os dois um só. Portanto, já não são dois, mas um só. Pois bem, o que Deus uniu não o separe o homem.? De regresso a casa, de novo os discípulos o interrogaram acerca disto. Jesus disse: ?Quem se divorciar da sua mulher e casar com outra, comete adultério contra a primeira. E se a mulher se divorciar do seu marido e casar com outro, comete adultério.?

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Inicia uma nova secção do Evangelho de Marcos. A viagem para Jerusalém prossegue e o evangelista coloca o grupo na região da Judeia e no território a oriente do Jordão. Jesus, sempre circundado por uma grande multidão, trata de algumas questões importantes para a vida da comunidade cristã. A primeira refere-se ao casamento e ao mandamento para os cônjuges de serem fiéis para sempre. Jesus afirma a indissolubilidade do casamento fazendo referência ao projecto original de Deus. A lei de Moisés tinha permitido ao homem o libelo de repúdio, simplesmente se o homem "encontrasse na mulher apenas algo de vergonhoso". Para Jesus, esta norma é apenas uma concessão à insensibilidade do homem. Não se trata simplesmente de reforçar um princípio abstracto, quanto o de fazer compreender a urgência do amor, da fidelidade, da compreensão recíproca e também do perdão e da capacidade de se saber acompanhar na vida. Estas palavras ajudam-nos também a entender que o amor entre um homem e uma mulher não pode ser fruto apenas de um sentimento, mas deve ser fundado num projecto de amor que significa fidelidade e construção. Não é raro ouvir dizer que um casamento e uma família estáveis já não se adaptam aos tempos em que vivemos. A quem é mais novo parece particularmente árduo imaginar um amor definitivo e exclusivo para toda a vida. No Evangelho, Jesus, enquanto nos recorda que a fidelidade é o profundo desejo que Deus gravou em cada coração, exorta-nos também a aprendermos a amar e a fazer todo o possível para que a união de uma família seja estável e forte, à imagem do amor do Senhor pela humanidade e pela Igreja.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO