ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 11,37-41

Mal Jesus tinha acabado de falar, um fariseu convidou-o para almoçar na sua casa; Ele entrou e pôs-se à mesa. O fariseu admirou-se de que Ele não se tivesse lavado antes da refeição. O Senhor disse-lhe: «Vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas o vosso interior está cheio de rapina e de maldade. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai esmola do que possuís, e para vós tudo ficará limpo.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus, convidado para jantar em casa de um fariseu, não respeita os preceitos rituais antes da refeição. Este comportamento expõe-n’O a severas censuras. Jesus, tendo-Se apercebido disso, responde ao fariseu desviando a questão ritual para um outro plano, o do coração. E esclarece que, o que conta na vida não é o aparecer, ainda que correcto, mas o ser um homem e uma mulher com o coração misericordioso. É no coração, é no interior que se desenrola a vida do homem, a sua felicidade e a sua salvação. Se o coração estiver cheio de maldade, também a acção será consequente. Por isso, Jesus, sem condenar a prática dos rituais quer, no entanto, reconduzir ao coração a raiz dos comportamentos. O que conta, portanto, é o que se tem no coração. Para nada valem o respeito dos rituais se depois, se transgride a justiça e se está longe do amor. Nesse sentido, não vale a pena multiplicar gestos e acções se o coração estiver cheio de “avidez e de maldade”. Jesus exorta, pelo contrário, a dar “em esmola o que se possui”, isto é, a dar ao mundo o amor que foi efundido nos nossos corações. É o amor gratuito a verdadeira riqueza que qualquer crente tem no coração. Se formos misericordiosos com o próximo, se formos generosos em amar o próximo, o amor não só não diminui como enriquece o coração. A riqueza do discípulo não consiste, portanto, na multiplicidade dos rituais que pratica, mas em possuir um coração misericordioso e pronto para o amor. A afirmação de Jesus é importante: dar esmola purifica. Infelizmente, hoje em dia, é cada vez mais frequente assistir a decretos que proíbem a mendicidade e que desencorajam a dar esmola encontrando, às vezes, uma triste cumplicidade também entre os cristãos. Toda a tradição bíblica, que no Evangelho encontra a sua exaltação, exorta os cristãos a darem esmola, não porque ela “resolva” o problema social mas porque é o primeiro passo do amor: a esmola obriga a desviar o próprio olhar de nós mesmos e a dirigi-lo para os necessitados e a doar-lhes algo, ainda que pouco. Ai daquele que bloquear este primeiro passo do coração que ultrapassa a própria pessoa, pois ficaremos fechados no nosso egoísmo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO