ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 14,1.7-11

Tendo entrado, a um sábado, em casa de um dos principais fariseus para comer uma refeição, todos o observavam. Observando como os convidados escolhiam os primeiros lugares, disse-lhes esta parábola: «Quando fores convidado para um banquete, não ocupes o primeiro lugar; não suceda que tenha sido convidado alguém mais digno do que tu, venha o que vos convidou, a ti e ao outro, e te diga: ‘Cede o teu lugar a este.’ Ficarias envergonhado e passarias a ocupar o último lugar. Mas, quando fores convidado, senta-te no último lugar; e assim, quando vier o que te convidou, há-de dizer-te: ‘Amigo, vem mais para cima.’ Então, isto será uma honra para ti, aos olhos de todos os que estiverem contigo à mesa. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus ainda está em casa do fariseu que O tinha convidado para almoçar e observa como os convidados procuram os primeiros lugares. É um comportamento muito comum na vida, mesmo nos dias de hoje, e não só quando se está à mesa: todos nós procuramos sempre o primeiro lugar, não fosse outra coisa senão para pretender a atenção sobre nós mesmos, a consideração dos outros. Todos, a começar por nós, temos experiência disso. É um costume que não se atenua. Na verdade, as dificuldades da vida, em vez de nos fazerem crescer o espírito de solidariedade, levam-nos, amiúde, a procurar extenuantemente o primeiro lugar para nós. Mas essa atitude torna ainda mais amarga e violenta a vida, tanto a nossa quanto a dos outros. Jesus quer sugerir aos discípulos um comportamento de humildade e de atenção para com o próximo, comportamento que os deveria distinguir. As palavras de Jesus que exortam os discípulos a absterem-se de procurar o primeiro lugar não são, portanto, apenas uma exortação de bom galanteio, mas uma regra de vida. E esclarece que é o Senhor quem dá a cada um de nós a dignidade e a honra que nos compete. Não somos nós que escolhemos o lugar que ocupamos, chegando provavelmente até a gabar méritos, é o Senhor quem nos indica o lugar onde testemunhar o amor que nos deu. E, de qualquer modo, é bom que uma das regras da vida seja a de darmos atenção ao próximo, sobretudo aos mais fracos, ainda antes que a nós mesmos. É a eles que o Senhor dirige, em particular, o próprio olhar. É uma espécie de lei bíblica, a inversão dos critérios de julgamento deste mundo: quem se reconhece pecador e humilde é exaltado por Deus quem, pelo contrário, pretende reconhecimentos e primeiros lugares corre o risco de se auto-excluir do banquete. Por isso Jesus afirma: “Quem se eleva será humilhado e quem se humilha será exaltado”. Não é apenas uma regra cristã, é também um comportamento de verdadeira sabedoria humana.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO