ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 15,1-10

Aproximavam-se dele todos os cobradores de impostos e pecadores para o ouvirem. Mas os fariseus e os doutores da Lei murmuravam entre si, dizendo: «Este acolhe os pecadores e come com eles.» Jesus propôs-lhes, então, esta parábola: «Qual é o homem dentre vós que, possuindo cem ovelhas e tendo perdido uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai à procura da que se tinha perdido, até a encontrar? Ao encontrá-la, põe-na alegremente aos ombros e, ao chegar a casa, convoca os amigos e vizinhos e diz-lhes: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida.’ Digo-vos Eu: Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não necessitam de conversão.» «Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perde uma, não acende a candeia, não varre a casa e não procura cuidadosamente até a encontrar? E, ao encontrá-la, convoca as amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma perdida.’ Digo-vos: Assim há alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Muita gente seguia Jesus. Eram, sobretudo, doentes, pessoas sem abrigo e abandonadas, “cobradores de impostos e pecadores” como anota explicitamente o evangelista Lucas com um certo orgulho. E todos acorriam à procura de protecção, de cura, de conforto. Obviamente, tudo isso não passava inobservado aos responsáveis religiosos de Israel: criava algumas suspeitas e, sobretudo, perplexidades, senão até mesmo escândalo. Isso era tanto mais evidente quando Jesus Se sentava à mesa com os pecadores e os cobradores de impostos. Com efeito, a refeição em comum contradizia abertamente o que os fariseus proclamavam e praticavam, isto é, uma religiosidade marcada por um ritualismo exterior que deveria manter afastados, também fisicamente, os crentes dos que eram considerados impuros e pecadores. Para Jesus, a familiaridade com os cobradores de impostos e com os pecadores não era fruto do acaso, mas uma escolha bem precisa. Ou melhor, fazia parte da Sua própria missão e, podemos dizer, do próprio comportamento de Deus. Tanto é que Jesus, para responder à acusa que Lhe foi feita pelos fariseus, não fala de Si, mas de Deus, da própria maneira de agir de Deus. Bem 32 versículos do capítulo 15 de Lucas são dedicados a narrar a atitude misericordiosa de Deus! Os primeiros dez versículos do capítulo 15 narram as primeiras duas parábolas da misericórdia: a ovelha perdida e a moeda perdida. Na primeira, Deus é como um pastor que perdeu uma das Suas cem ovelhas. Pois bem, o pastor deixa as noventa e nove no redil e vai procurar a que se perdeu. Na segunda, Deus é imaginado como uma mulher que perdeu uma moeda e que se põe a procurá-la até encontrá-la. Os dois, o pastor e a mulher, depois de terem encontrado a ovelha e a moeda perdidas, chamam os vizinhos para festejar. Deus não deseja a morte mas a conversão dos pecadores, isto é, que mudem a própria vida e que regressem a Ele. Por isso Jesus afirma: “Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se converte”. É a festa mais sentida por Deus. Por isso é que Ele Se põe a procurar, ou melhor, a mendigar amor. Faz isso também connosco: deixemos que Ele nos encontre.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO