ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Memória de Zacarias e de Isabel que na velhice concebeu João Baptista. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília

Memória de Zacarias e de Isabel que na velhice concebeu João Baptista.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 16,9-15

«E Eu digo-vos: Arranjai amigos com o dinheiro desonesto, para que, quando este faltar, eles vos recebam nas moradas eternas. Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é infiel no pouco também é infiel no muito. Se, pois, não fostes fiéis no que toca ao dinheiro desonesto, quem vos há-de confiar o verdadeiro bem? E, se não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que é vosso? Nenhum servo pode servir a dois senhores; ou há-de aborrecer a um e amar o outro, ou dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.» Os fariseus, como eram avarentos, ouviam as suas palavras e troçavam dele. Jesus disse-lhes:
«Vós pretendeis passar por justos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os vossos corações. Porque o que os homens têm por muito elevado é abominável aos olhos de Deus.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O trecho evangélico exorta o discípulo a não se deixar usar pelas riquezas, a não se deixar escravizar por elas e a não utilizá-las, portanto, só para si mesmo ou pelo próprio interesse. As riquezas são-nos dadas por Deus para que, além de nós, beneficiem também o próximo, sobretudo, os mais pobres e aqueles que precisam de ajuda. Os pobres são os nossos verdadeiros amigos e neles devemos concentrar, antes de mais, toda a nossa atenção misericordiosa. Por isso, Jesus exorta a dar esmolas, a cuidar de quem é frágil e necessitado. Comportando-nos assim, ajudamos certamente os mais necessitados e, ao mesmo tempo, depositamos as nossas riquezas em boas mãos. Os pobres que ajudamos – assim reza a antiga tradição patrística – acolher-nos-ão às portas do Céu e acompanhar-nos-ão “nas moradas eternas”. Com estas palavras confirma-se, mais uma vez, que o bom caminho para entrar no Reino do Céu é o amor pelos pobres. Com efeito, não se trata simplesmente de lhes dar esmola – coisa que por si só é de se apreciar – mas de lhes ser amigo. Debruçar-se sobre eles, afasta-nos de uma religiosidade farisaica que é fundamentalmente egocêntrica e, além disso, liberta da escravidão da riqueza que muitas vezes é fonte de violência e de conflito. O amor pelos pobres dá-nos a liberdade de servir o Senhor e o Seu Evangelho. As palavras de Jesus são de uma clareza cristalina: não se pode servir Deus e o dinheiro ao mesmo tempo. Na verdade, somos escravos de um ou do outro. Infelizmente, a cultura de hoje impele-nos para aquela que muitas vezes chamámos a escravidão do materialismo: isto é, identificar nas riquezas o próprio ideal de vida. E quantas vezes no altar das riquezas se sacrificam os afectos e a própria vida! A história cristã não pára de colocar diante dos nossos olhos testemunhas exemplares da liberdade que se adquire abandonando as riquezas e deixando-nos atrair pelo amor. Um só exemplo: Francisco de Assis despojou-se até das suas vestes para se entregar totalmente ao Evangelho. Ainda hoje, é uma testemunha extraordinária do amor.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO