ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 17,1-6

Disse, depois, aos discípulos: «É inevitável que haja escândalos; mas ai daquele que os causa! Melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma pedra de moinho e o lançassem ao mar, do que escandalizar um só destes pequeninos. Tende cuidado convosco!
Se o teu irmão te ofender, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-lhe.

Se te ofender sete vezes ao dia e sete vezes te vier dizer: ‘Arrependo-me’, perdoa-lhe.»

Os Apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé.»

O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a essa amoreira: ‘Arranca-te daí e planta-te no mar’, e ela havia de obedecer-vos.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus admoesta os discípulos para não darem escândalo, isto é, para não serem “pedra de tropeço”. Ele considera tão grave o escândalo que chega a afirmar que seria melhor que, aquele que o produz, seja lançado ao mar com uma pedra amarrada ao pescoço. E, provavelmente, o primeiro escândalo que os discípulos devem evitar é o de contradizer, com a própria vida, o Evangelho. Se os nossos comportamentos estiverem afastados ou, até mesmo, forem contrários ao Evangelho, não só traímos o Senhor como também nos tornamos cúmplices deste mundo ao alimentar uma vida triste e violenta. Jesus adverte os discípulos para que estejam atentos para não aviltarem o Evangelho. De resto, tinha dito: “Se o sal perde o sabor já não serve para nada; por isso, deitam-no fora”. Os discípulos são exortados a escutar todos os dias o Evangelho e a pô-l’O em prática, para não O traírem e para evitarem que o pecado crie raízes na vida deles. Para isso, pede aos discípulos: “Prestai atenção!”. E, depois, acrescenta que também o perdão faz parte do Evangelho. Jesus conhece muito bem a nossa fragilidade e sabe que é fácil cair no pecado. Por isso, dá-nos a força de perdoar. Misericórdia e perdão devem superabundar sobre o pecado. E perdoar “sete vezes”, significa que é preciso perdoar sempre. Não se trata, obviamente de sermos condescendentes para com o pecado. Com efeito, Jesus exige o arrependimento pela culpa cometida e a mudança da vida. Mas, a atitude à misericórdia nunca deve faltar, é sinal da presença de Deus entre os homens. A este ponto, os discípulos compreendem que a misericórdia não vem deles mesmos, compreendem que o instinto em ficarmos no ódio ou, pelo menos, na indiferença é forte. Por isso pedem ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!”. Jesus – surpreendendo-nos provavelmente também a nós – responde que basta uma pequena medida de fé, a de uma semente de mostrada. Esta pequena fé, esta pequena confiança em Deus, é capaz de fazer milagres. Peçamo-la ao Senhor e seremos capazes de extirpar as ervas daninhas do coração dos homens e atirá-las para o fundo do mar.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO