ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

Cântico dos Cânticos 6,4-12

Tu és bela, minha amada, como Tirça, esplêndida como Jerusalém; és terrível como as coisas grandiosas. Afasta de mim os teus olhos, os olhos que me enlouquecem.
A tua cabeleira é um rebanho de cabras que descem de Guilead;

os teus dentes são um rebanho de ovelhas a subir do banho, tosquiadas: todas elas deram gémeos e nenhuma ficou sem filhos; as tuas faces são metades de romã, por detrás do teu véu. Sessenta são as rainhas, oitenta as concubinas e as donzelas, sem conta. Mas ela é única, minha pomba, minha perfeita; ela é a única para a sua mãe, a preferida daquela que a deu à luz.
Louvam-na as donzelas quando a vêem, celebram-na rainhas e concubinas.
Elas

Quem é essa que desponta como a aurora, bela como a Lua, fulgurante como o Sol, terrível como as coisas grandiosas?

Desci ao jardim das nogueiras, para admirar o vigor do vale, para ver se as vides rebentavam, se os cachos já se abriam. Nem conheço o desejo que me arrasta no carro com o meu príncipe.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O amante compara a beleza da amada com a das grandes cidades. Tersa foi a primeira capital do reino do Norte depois da queda do império de Salomão, mas pouco mais sabemos sobre ela. No texto aparece associada a Jerusalém. As duas são bonitas: Jerusalém era e é, e provavelmente também o era Tersa. É singular que a salvação, nas Escrituras e, sobretudo, no Novo Testamento, seja apresentada como uma cidade: a Jerusalém Celeste. Não é por acaso. Com efeito, para a revelação bíblica é manifesto que Deus não salva singularmente os homens mas reunindo-os num povo, fazendo-os habitar, precisamente, numa cidade. Há uma dimensão social que não pode ser eliminada na fé hebraico-cristã. A amada, descrita mais uma vez nos versículos do quarto ao sétimo na sua beleza pessoal, não apaga a dimensão plural da amada: nela encontra-se todo o povo de Israel e toda a Igreja que arrebataram o coração do Senhor, ao ponto de O levar a dizer: "Afasta de mim os teus olhos, que os teus olhos me perturbam". É um amor, da parte de Deus, absolutamente único. A noiva é a única entre as mil donzelas que pode saciar o amor do noivo. Não lhe interessa um harém rico de noivas e de concubinas, como era o de Salomão, porque ela por si só consegue reunir tudo o que o apaixonado espera e deseja. Ela é "única" não só pela sua mãe, mas também pelo noivo. Podemos dizer que havia muitas "noivas" disponíveis, mas o Senhor escolheu apenas uma. Certo, todas as nações pertencem ao Senhor e, na verdade, foram todas eleitas para funções diferentes, mas Israel é única aos olhos do Senhor. Só Israel é que é para o Senhor "uma propriedade especial... um reino de sacerdotes e uma nação santa" (Ex 19, 5-6). A função dos sacerdotes, tal como a entendia Israel, era a de por um lado, apresentar Israel ao Senhor, representada nos seus sacrifícios e nos seus louvores e, por outro, apurar a vontade do Senhor em relação às concretas questões morais. Israel foi escolhido para ser sacerdote entre as nações - tal como a Igreja -, para levar todos os povos à presença do Senhor. As duas, Israel e a Igreja, são instrumento do Senhor para conduzir a humanidade à sua plena realização: uma família de povos reunidos à volta do Senhor. O Vaticano II, nesta esteira, afirma que a Igreja deve ser o "sacramento da unidade de todo o género humano". No versículo 10 intervém o coro feminino que entoa um canto de louvor pela beleza e a força da mulher, semelhante a uma multidão celeste e a um exército com bandeiras desfraldadas. Ela responde com a imagem do jardim sede da intimidade entre o amado e a amada, envolvidos numa contínua Primavera.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO