ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 1,26-38

Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Esta página evangélica, apesar de a termos escutado muitas vezes, nunca é banal. A Palavra de Deus é sempre nova porque esconde em si o horizonte infinito do amor de Deus que nunca conseguiremos esgotar com a nossa minúscula mente e o nosso restrito coração. Escutar esta página evangélica na vigília do Natal é uma ulterior graça para poder acolher algo a mais deste mistério. Nestes dias do Advento - como pudemos constatar - fomos levados pela mão e introduzidos na extraordinária riqueza do mistério do nascimento de Jesus. É próprio da Palavra de Deus voltar a falar ao coração dos crentes; e Ela ecoa sempre de uma maneira nova, precisamente porque nos leva a renovar o coração, a mudá-lo, a torná-lo partícipe de novas perspectivas. E isto cria sempre uma certa perturbação. Também Maria ficou perturbada com as palavras do Anjo. Na verdade, a Palavra de Deus, provoca sempre um movimento interior. Quando o Anjo fala, não pronuncia palavras vãs, quer tocar o coração e transformá-lo. E isto provoca sempre uma certa "perturbação". Aconteceu a Zacarias, aconteceu a Maria e continua a acontecer a cada um de nós se escutarmos o Evangelho. Mas, contrariamente a Zacarias, Maria não Se quedou pela perturbação; não interrompeu o diálogo com o Anjo. Aquela jovem continuou a escutar o Anjo; não interrompeu o diálogo com ele, como acontece muitas vezes connosco que nos retiramos quando o amor se faz cada vez mais exigente e nos quer envolver num projecto mais elevado. Preferimos os nossos pequenos e limitados horizontes ao sonho maior que o Senhor nos propõe. E confundimos a nossa mesquinha preguiça com aquela falsa humildade de quem não se considera apropriado para responder à chamada de Deus. Maria sabia muito bem que era uma pobre jovem de uma aldeia perdida da periferia do império romano. E, apesar de estar ciente da Sua humildade responde, no entanto, "sim" ao convite do Anjo. A partir daquele dia, a história do mundo mudou. Aquele pequeno "sim" mudou a história dos homens. Já se passaram mais de dois mil anos daquele "sim" ao Anjo. Naquele dia "a Palavra fez-se carne". E Maria, tornou-se na primeira dos crentes, na primeira que acolheu com o coração a Palavra de Deus, até ao ponto de Se tornar carne da Sua carne. Ela está perante nós e continua a indicar-nos o caminho da fé que é, justamente, o da escuta da Palavra de Deus. Os nossos "sim" de todos os dias continuam a mudar a nossa vida e a deste mundo. É verdade, a história do mundo muda cada vez que dizemos "sim" ao Senhor que nos chama. Deixemo-nos acompanhar pelo exemplo de Maria e com Ela digamos: "Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra".

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO