ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Memória de Santo Egídio, monge do Oriente que chegou ao Ocidente. Viveu em França e tornou-se pai de muitos monges. A Comunidade de Santo Egídio tomou o nome da igreja a ele dedicada em Roma. Recorda-se o início da segunda guerra mundial: oração pelo fim de todas as guerras. A Igreja ortodoxa inicia o ano litúrgico. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 1 de Setembro

Memória de Santo Egídio, monge do Oriente que chegou ao Ocidente. Viveu em França e tornou-se pai de muitos monges. A Comunidade de Santo Egídio tomou o nome da igreja a ele dedicada em Roma. Recorda-se o início da segunda guerra mundial: oração pelo fim de todas as guerras. A Igreja ortodoxa inicia o ano litúrgico.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São Judas 1,5-7

Embora tenhais ficado a saber bem tudo isto, eu quero lembrar-vos que o Senhor, depois de ter salvo de vez o seu povo da terra do Egipto, num segundo momento, fez perecer os que não creram; e que os anjos que não mantiveram a sua dignidade, mas abandonaram a sua própria morada, o Senhor os tem guardados sob o poder das trevas com cadeias perpétuas para o julgamento do grande dia. Também Sodoma, Gomorra e as cidades circunvizinhas, que se prostituíram da mesma maneira e se entregaram a vícios contra a natureza, são apontadas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O apóstolo adverte a comunidade para que esteja atenta aos falsos mestres. E revela-lhes que esses já foram julgados por Deus. E recorda três exemplos do Primeiro Testamento para que a comunidade se defenda deles. Podemos dizer que as Escrituras, analogamente a quanto aconteceu com Jesus no deserto no momento da tentação, são a força que os crentes possuem para vencer qualquer tentação. Também o apóstolo Pedro, na sua segunda Carta, que tem muitas analogias com esta, dá exemplos retirados das Escrituras para mostrar a condenação já decidida de quem quer afastar os crentes dos ensinamentos apostólicos. De resto, a vida dos cristãos pertence à história da salvação que a Bíblia descreve. A interpretação espiritual vê nos antigos eventos uma prefiguração dos actuais. Deste modo, os falsos mestres que tentam dividir a comunidade sofrerão a mesma sorte que coube àqueles hebreus que se mantiveram incrédulos depois da saída do Egipto: foram todos exterminados. Os falsos mestres serão acorrentados como o foram os anjos que traíram o Senhor. E a recompensa deles será a mesma de Sodoma e Gomorra que foram arrasadas ao solo pela maldade e inospitalidade. O apóstolo sabe muito bem que a comunhão fraterna na única fé é o tesouro mais precioso que temos e que deve ser guardado com cuidado e atenção.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO