ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 19 de Outubro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

II Crônicas 6,1-20

Então, Salomão disse: «O Senhor desejou habitar na obscuridade. Por isso, eu construí-te uma casa principesca e uma morada onde habitarás eternamente.» O rei voltou-se, depois, para toda a assembleia de Israel, que estava de pé, e abençoou-a. E disse: «Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que falou em pessoa a David, meu pai, e cumpriu, com o seu poder, a promessa que lhe fizera, dizendo: ‘Desde o dia em que tirei o meu povo da terra do Egipto, não escolhi outra cidade entre todas as tribos de Israel para nela construir um templo onde o meu nome fosse invocado nem escolhi outro homem para que fosse chefe do meu povo de Israel. Mas escolhi Jerusalém para aí residir o meu nome, e elegi David para governar o meu povo de Israel.’ Ora meu pai David projectou edificar um templo em honra do Senhor, Deus de Israel, mas o Senhor disse-lhe: ‘Tiveste feliz inspiração em edificar um templo em honra do meu nome. Porém, não serás tu quem há-de construir o templo, será o teu filho, nascido de ti, quem o há-de edificar em honra do meu nome.’ O Senhor realizou o que predissera. Sucedi a meu pai David e ocupo o trono de Israel, como disse o Senhor, e construí este templo ao nome do Senhor, Deus de Israel. Coloquei nele a Arca, na qual está o documento da aliança que o Senhor fez com os filhos de Israel.» Depois disto, Salomão pôs-se de pé diante do altar do Senhor, na presença de toda a assembleia de Israel, e estendeu as mãos. Com efeito, Salomão mandara construir uma tribuna de bronze, erguida no meio do átrio. Tinha cinco côvados de comprimento, cinco de largura e três de altura; subiu para ela, ajoelhou-se diante da multidão dos filhos de Israel, com os braços levantados ao céu, e disse:
«Senhor, Deus de Israel,
não há no céu nem na terra um Deus comparável a ti,
que seja fiel à aliança e à benevolência para com os teus servos,
se eles caminham na tua presença de todo o coração.

Cumpriste as promessas que fizeste
a meu pai David, teu servo:
neste dia, realizaste pela tua mão
o que anunciaste com a tua boca.

Agora, Senhor, Deus de Israel,
digna-te cumprir também a promessa
que fizeste a meu pai David, dizendo:
‘Jamais faltará diante de mim um dos teus descendentes
que ocupe o trono de Israel,
desde que os teus filhos se comportem rectamente
e observem a minha Lei,
como tu próprio a tens observado.’

Agora, pois, Senhor, Deus de Israel,
digna-te ratificar a promessa feita ao teu servo David!

Mas será verdade
que Deus habita com os homens sobre a terra?
Se o céu, em toda a sua imensidade, não te pode conter, muito menos este templo que eu construí!
muito menos este templo que eu construí!

Contudo, Senhor, meu Deus,atende a súplica do teu servo, acolhe o clamor e a oração que ele te dirige.

Que os teus olhos estejam abertos,
dia e noite, sobre esta casa,
sobre o lugar do qual declaraste
que aí residiria o teu nome.
Escuta a súplica que o teu servo te faz.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Salomão, depois do Senhor ter tomado posse do Templo, esclarece que foi o próprio Deus quem tomou essa decisão. Pode, portanto, dirigir-se aos presentes e abençoá-los. Recorda-lhes a história da escolha de Deus em favor de Israel, a libertação do Egipto, a escolha de Jerusalém, a cidade onde viria a ser construído o Templo, morada de Deus entre os homens. É um breve resumo que recorda a escolha do Senhor de não salvar os homens singularmente mas reunindo-os num povo. Perante outras recorrentes tentações individualistas - muitas vezes até a própria vida religiosa é concebida de maneira individualista - é bom recordar que a salvação se realiza na história do "Seu" povo. Então, como Salomão, também nós hoje somos chamados a imergir-nos neste povo que Deus reúne através da Sua Palavra para manifestarmos a todos os povos o amor de Deus. Com esta consciência, Salomão dirige-se depois ao Senhor. É significativo que o Cronista mostre o lugar que o rei ocupa no momento desta solene oração: "Salomão ficou de pé diante do altar do Senhor, na presença de toda a assembleia de Israel, e estendeu as mãos". Estava diante de todos com as mãos estendidas para o Céu e com o rosto voltado para o Senhor. É uma preciosa indicação que deveríamos fazer nossa. Com efeito, todos precisamos, durante a oração, sobretudo, na oração litúrgica da assembleia, de uma direcção, de um lugar onde dirigir o nosso olhar e o nosso coração. Muitas vezes, somos negligentes e auto-referenciais até mesmo na oração. Precisamos de olhar para cima, de dirigir as nossas palavras para o Céu, para que cheguem ao coração de Deus. Esta página bíblica exorta-nos à oração em comum para que os nossos corações e os nossos olhos se unam e se dirijam a Deus, em direcção do rosto de Jesus. Com efeito, a oração não é uma palavra genérica, lançada para o vazio. É uma invocação ao Senhor que é fiel à Palavra dada: "Tu és fiel à aliança e ao amor para com os teus servos que caminham de todo o coração diante de Ti". E manteve-A também com David. Salomão recorda ao Senhor as Suas próprias palavras proferidas a David: "Nunca te faltará, diante de Mim, um descendente no trono de Israel". É a promessa de uma guia segura para o seu povo. No entanto, põe uma condição: "Contanto que os teus filhos saibam comportar-se de acordo com a minha lei". Há uma relação entre a fidelidade de Deus e aquela do Seu povo. Na absoluta disparidade entre nós e Deus há, no entanto, a exigência que vem sobretudo de Deus, de uma reciprocidade no amor. O amor de Deus é incomensurável e incomparável ao nosso. Salomão apercebe-se disso e exclama: "Se o Céu e o mais alto do Céu não O podem conter, muito menos este Templo que construí!" Mas é precisamente nesta total disparidade que se substancia a grandeza da fé bíblica: Deus escolhe-nos não pelos nossos méritos, mas apenas pelo Seu amor. Enquanto devemos estar diante d’Ele com receio e tremor, ao mesmo tempo, podemos fazer nossas as palavras que o rei continua a dirigir ao Senhor: "Que os teus olhos fiquem abertos dia e noite sobre este Templo, sobre este lugar, onde prometeste que o teu Nome iria habitar. Ouve a prece que o teu servo fará neste lugar". A resposta ao amor do Senhor substancia-se na invocação para que continue a olhar por nós e a amar-nos. Com efeito, só n’Ele e não decerto em nós, está a nossa salvação.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO