ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Todos os Santos
Palavra de deus todos os dias

Todos os Santos

Memória de todos os Santos, cujos nomes estão escritos no Céu. Em comunhão com eles dirigimo-nos ao Senhor reconhecendo ser Seus filhos. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Todos os Santos
Quinta-feira, 1 de Novembro

Homilia

A Igreja, mãe e mestra, que faz de tudo para levar os seus filhos à santidade, vem ao nosso encontro apresentando-nos hoje o grande exército dos santos comuns. Podemos dizer que os santos que recordamos hoje são a multidão dos que, como o publicano, admitiram o próprio pecado, renunciaram a apresentar desculpas e privilégios e entregaram-se à misericórdia de Deus (cf. Lc 18, 10-14). Não são heróis, ou super-homens da vida espiritual, passíveis de admiração mas impossíveis de imitar. São homens e mulheres comuns, uma multidão formada não só por discípulos de todos os tempos que escutaram o Evangelho, mas também por pessoas não crentes mas de boa vontade que se empenharam a viver também para os outros.
O Apocalipse que escutámos na primeira leitura abre a João um cenário incrível: "Vi: uma grande multidão, que ninguém podia contar: gente de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam todos de pé diante do trono e diante do Cordeiro. Vestiam vestes brancas e traziam palmas na mão" (7, 9). Ninguém, qualquer que seja o povo ou a cultura de pertença, está excluído, desde que o queira, de participar na vida dos santos. Esta multidão é constituída por todos os "filhos de Deus": é a família dos santos. Eles não são os homens "importantes" e valorosos, mas sim os chamados por Deus para pertencerem ao Seu povo: "lavastes-vos, fostes santificados e reabilitados pelo Nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus" (1Cor 6, 11). Trata-se de um povo de humildes, de doentes, de necessitados; de gente que está diante de Deus não de pé, mas de joelhos; não com a cabeça levantada mas abaixada; não com atitudes de reivindicação mas com as mãos estendidas para mendigar ajuda.
Portanto, somos santos não depois da morte, mas desde agora, isto é, desde que entrámos a fazer parte da familia Dei, desde que fomos "separados" (é este o significado de "santo") do triste destino deste mundo. João, na sua primeira carta, di-lo claramente: "Vede que prova de amor o Pai nos deu chamando-nos filhos de Deus. E somo-lo de facto! ...Amados, desde agora já somos filhos de Deus, embora ainda não se tenha tornado claro o que vamos ser" (1Jo 3, 1-2). A santidade é (deve ser) o empenho decisivo da vida de todo o crente; o horizonte no qual registar os pensamentos, as acções, as escolhas, os projectos tanto pessoais como colectivos. A santidade não é um facto íntimo fora do carácter concreto da vida humana, tal como não é um parêntesis da própria vida o ser filho de Deus e pertencer à Sua família.
Na verdade, trata-se de uma dimensão que revoluciona a vida dos homens. Em termos evangélicos, a santidade é descrita pelas bem-aventuranças (cf. Mt 5, 1-12), definidas de modo perspicaz por alguém como "a constituição" do homem do Dois mil. Elas podem ajudar os homens a saírem da triste condição em que se encontram. O conceito da felicidade evangélica, oposto ao da cultura dominante é, na realidade, uma indicação preciosa. É verdade que podemos perguntar: Como se pode ser feliz quando se é pobre, se está aflito, se é humilde e misericordioso? E, no entanto, se olharmos com atenção para as causas de amargura da vida, identificamo-las na insaciabilidade, na arrogância, na prevaricação, na indiferença dos homens. O caminho da santidade não é, portanto, um caminho extraordinário; é, pelo contrário, o caminho quotidiano de homens e mulheres que procuram viver à luz do Evangelho.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO