ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias

Oração da Santa Cruz

Memória de Santo Ambrósio (+397) bispo de Milão. Pastor do seu povo, manteve-se firme perante a arrogância do imperador. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 7 de Dezembro

Memória de Santo Ambrósio (+397) bispo de Milão. Pastor do seu povo, manteve-se firme perante a arrogância do imperador.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Romanos 2,1-11

Por isso, não tens desculpa tu, ó homem, quem quer que sejas, que te armas em juiz. É que, ao julgares o outro, a ti próprio te condenas, por praticares as mesmas coisas, tu que te armas em juiz. Ora nós sabemos que o julgamento de Deus se guia pela verdade contra aqueles que praticam tais acções. Cuidas, então - tu, ó homem que julgas os que praticam tais acções e fazes o mesmo - que escaparás ao julgamento de Deus? Ou não estarás tu a desprezar as riquezas da sua bondade, paciência e generosidade, ao ignorares que a bondade de Deus te convida à conversão? Afinal, com a tua dureza e o teu coração impenitente, estás a acumular ira sobre ti, para o dia da ira e do justo julgamento de Deus, que retribuirá a cada um conforme as suas obras: para aqueles que, ao perseverarem na prática do bem, procuram a glória, a honra e a incorruptibilidade, será a vida eterna; para aqueles que, por rebeldia, são indóceis à verdade e dóceis à injustiça, será ira e indignação. Tribulação e angústia para todo o ser humano que pratica o mal, primeiro judeu e depois grego! Glória, honra e paz para todo aquele que pratica o bem, primeiro para o judeu e depois para o grego! É que em Deus não existe acepção de pessoas.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Paulo escreve que o homem está mais propenso a servir a si mesmo do que a Deus. É um instinto profundo que nos acompanha a todos, uma espécie de atitude “idolátrica” que arrasta os homens e as mulheres desde sempre. Esta convicção deveria fazer com que ficássemos mais atentos a não dar razão facilmente a nós mesmos e às nossas tradições. Pelo contrário, é normal condenarmos os outros e absolvermo-nos a nós mesmos. O próprio Jesus exorta a não olhar para o argueiro no olho dos outros mas para a trave no olho de cada um de nós. Somos todos pobres homens e pobres mulheres necessitados de ajuda por parte do Senhor e também de perdão. Por isso, Paulo, um pouco mais à frente, retomando uma afirmação do Salmo, escreve: “Não há homem justo, não há um sequer” (Rm 3, 11). O próprio Jesus, respondeu ao homem que O adulava chamando-O de “Bom Mestre”: “Porque Me chamas bom? Só Deus é bom e ninguém mais” (Mc 10, 18). A nossa insignificância deveria impedir-nos de sermos juízes dos outros. Paulo, dirigindo-se directamente “ao homem”, a todos os homens, usa palavras severas para com quem julga sem misericórdia; e pensando nos crentes, acusa: eles julgam (condenam) os outros, mas depois fazem as mesmas coisas e comportam-se como aqueles que eles condenam. Assim fazendo, não só são hipócritas, mas esquecem-se que existe um juiz que julga com metro justo: Deus. Ele “retribuirá a cada um conforme as suas acções... Pois Deus não faz distinção de pessoas”. O apóstolo recorda-nos que também nós, crentes, precisamos de ser perdoados, isto é, julgados por Deus misericordioso e grande no amor. Todos precisamos da misericórdia de Deus, que é salvação. Praticar o bem não é uma escolha entre muitas, mas a única escolha possível perante um Deus que identifica a justiça com a bondade.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO