ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 10 de Dezembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Romanos 2,12-24

De facto, todos os que sem lei pecaram, também sem lei perecerão; e todos os que sob o regime da Lei pecaram, pela Lei serão julgados. É que não são os que ouvem a Lei que são justos diante de Deus, mas os que praticam a Lei é que serão justificados. Com efeito, quando há gentios que, não tendo a Lei, praticam, por inclinação natural, o que está na Lei, embora não tenham a Lei, para si próprios são lei. Esses mostram que o que a Lei manda praticar está escrito nos seus corações, tendo ainda o testemunho da sua consciência tal como dos pensamentos que, conforme o caso, os acusem ou defendam - isto no dia em que Deus, segundo o meu Evangelho, há-de julgar por Jesus Cristo o que de oculto houver nos homens. Mas, se tu gostas que te chamem judeu, te apoias na Lei e te glorias de Deus, conheces a sua vontade e sabes, instruído pela Lei, o que há de melhor a fazer; se estás convencido de ser guia de cegos, luz dos que vivem nas trevas, educador dos ignorantes, mestre dos simples, por estares na posse do conhecimento e da verdade que têm na Lei a sua expressão... Ora, como é que tu, que ensinas os outros, não te ensinas a ti próprio? Pregas que se não deve roubar, e roubas? Que dizes que não se deve cometer adultério, e cometes adultério? Que abominas os ídolos, e saqueias os seus templos? Tu, que te glorias da Lei, ofendes a Deus pela transgressão da Lei! De facto, o nome de Deus por vossa causa é blasfemado entre os gentios, conforme está escrito.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

“Não são aqueles que ouvem a Lei que são justos diante de Deus, mas aqueles que praticam o que a Lei manda”. Estas palavras do apóstolo ecoam no fim do discurso da montanha, quando Jesus diz: “Nem todo aquele que Me diz Senhor, Senhor, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai que está no céu”. Paulo reafirma deste modo a necessidade de uma escuta que muda o coração e a vida. Há uma lei interior que Deus escreveu nos corações dos judeus e dos pagãos; e todos são chamados a observá-la. Podemos dizer que é a lei do amor, a que nos leva a debruçar antes de mais sobre os fracos e sobre os pobres. É uma lei universal, uma regra que deve ser amada e vivida se o homem deixar que o seu coração fale sem as barreiras postas pelo amor próprio. Na verdade, o seu cumprimento leva à salvação. Não basta conhecer simplesmente a lei e nem sequer é suficiente pertencer ao povo de Deus para se ser salvo. O amor deve ser acolhido e vivido por todos, crentes ou não crentes. No entanto, para os crentes que tiveram o privilégio de escutar a Palavra de Deus, a responsabilidade é ainda maior: a inobservância da lei do amor torna-os testemunhas sem nenhuma credibilidade. Paulo adverte com severidade que o mau comportamento dos judeus é motivo de desprezo de Deus por parte dos pagãos. Várias vezes nos Evangelhos os discípulos de Jesus são recordados como testemunho da força do Evangelho que muda a vida. De tudo isso devemos dar contas a Deus. Será pedido mais àqueles que receberam mais.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO