ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 11 de Dezembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Romanos 2,25-29

A circuncisão é, de facto, proveitosa, se pões a Lei em prática. Mas se és um transgressor da Lei, então a tua circuncisão passa a ser incircuncisão. Se, portanto, quem não é circuncidado observa os preceitos da Lei, não deverá a sua incircuncisão ser considerada como circuncisão? E ele, que, não sendo fisicamente circuncidado, cumpre a Lei, há-de julgar-te a ti que, com a letra da Lei e a circuncisão, és um transgressor da Lei. É que não é aquele que o manifesta exteriormente que é judeu, nem a circuncisão é aquela que se manifesta exteriormente na carne. Mas aquele que o é no íntimo, esse sim é que é judeu, e a circuncisão que conta é a do coração, operada pelo Espírito e não por causa da letra da Lei. Esse é que merece louvor, não dos homens, mas de Deus.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Já o Deuteronómio tinha falado apaixonadamente sobre a necessidade de uma circuncisão que não se refira só à carne, mas também ao coração: “Circuncidai portanto o coração, e nunca mais tenhais cabeça dura, porque o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores”. Muitos profetas do Primeiro Testamento, seguindo o espírito do texto deuteronómico, retomaram o tema da circuncisão do coração. Jeremias, por exemplo, dizia: “Circuncidai-vos para o Senhor, cortai a maldade dos vossos corações” (4, 4). Todas as Escrituras são uma apaixonada procura por parte de Deus do coração do homem para que se ligue indissoluvelmente a Ele. Toda a história da salvação está marcada pela procura do homem por parte de Deus. Podemos afirmar que a história da salvação é toda “em descida”; é a aproximação de Deus a cada um de nós para nos levar para o Céu, para nos “fazer ascender” para a comunhão com Ele. A resposta do homem ao amor de Deus é a outra face desta história de amor que começou livre e gratuitamente do próprio Deus. O apóstolo Paulo, na nova perspectiva aberta pela fé em Cristo, que não anula o cerne desta história de amor, antes pelo contrário, realiza-a, recorda que o que conta aos olhos do Senhor é precisamente a autenticidade da própria adesão a Deus e não a pertença ao povo escolhido pelo Senhor. A verdadeira circuncisão - reafirma o apóstolo - é aquela interior, aquela do coração e do espírito. Esta é a “circuncisão” cristã, que se radica no coração e não na carne. Na verdade, na Carta aos Filipenses, deixando-se levar por um tom quase polémico, chega a afirmar que os verdadeiros circuncisos são os cristãos: “Porque nós é que somos pela circuncisão: nós, os que prestamos culto pelo Espírito de Deus, nos gloriamos em Cristo Jesus e não confiamos na carne” (3, 3).

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO