ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do tempo do Natal
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração do tempo do Natal
Quinta-feira, 3 de Janeiro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Glória a Deus nas alturas!
E na terra paz aos homens!

Aleluia aleluia, aleluia

São João 1,29-34

No dia seguinte, ao ver Jesus, que se dirigia para ele, exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! É aquele de quem eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que me passou à frente, porque existia antes de mim.’ Eu não o conhecia bem; mas foi para Ele se manifestar a Israel que eu vim baptizar com água.» E João testemunhou: «Vi o Espírito que descia do céu como uma pomba e permanecia sobre Ele. E eu não o conhecia, mas quem me enviou a baptizar com água é que me disse: ‘Aquele sobre quem vires descer o Espírito e poisar sobre Ele, é o que baptiza com o Espírito Santo’. Pois bem: eu vi e dou testemunho de que este é o Filho de Deus.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Alleluia, alleluia, alleluia.
Alleluia, alleluia, alleluia.
Alleluia, alleluia, alleluia.

Aleluia aleluia, aleluia

O Evangelho continua a acompanhar os nossos passos seguindo o rasto dos de Jesus. Já não é uma criança. Encontra-Se agora, no início da acção pastoral pública. O evangelista João abre este novo período da vida de Jesus com a narração do baptismo. João Baptista, ao ver Jesus que Se dirige para ele, sente pular o seu coração. Reconhece-O: é o Messias. Mesmo sem O ter conhecido antes – apesar de Lhe estar a preparar o caminho com a sua palavra e com o baptismo de penitência – intui quem está diante dele. Esperava o momento de O encontrar. E o momento tinha chegado. Foi assim também para o velho Simeão de que nos falou Lucas há alguns dias. Na verdade – e nesta passagem do Evangelho aparece-nos de uma maneira ainda mais clara – é Jesus que vai ao encontro de João Baptista, tal como vem ao nosso encontro. João declara: “Eu também não O conhecia”. A afirmação pode parecer pouco crível, visto que foram apresentados pelo Evangelho como parentes e coetâneos. De qualquer modo, João Baptista não conhecia o verdadeiro rosto de Jesus: o do Messias, do Salvador. Agora, depois de ter cumprido o seu caminho interior praticando a penitência e a escuta, reconhece-O e dá-Lhe testemunho: “Eis o Cordeiro de Deus”. É a experiência religiosa de todos os crentes. Há um momento na vida de todos nós, pobres ou grandes que sejamos, em que aquele Senhor que não conhecíamos, é conhecido e amado. Este momento, em que se abrem os olhos é, no entanto, o resultado de um caminho interior feito de um lado, de luta contra o próprio orgulho e a própria auto-suficiência e do outro, de escuta das Escrituras, de oração comunitária e pessoal, de prática do amor para com os pobres e de ajuda de um irmão ou de uma irmã que com autoridade, nos testemunham a paternidade do Senhor. Àquele que perseverar neste caminho procurando o Senhor, chegará o momento em que os olhos do coração se abrirão e reconhecerá Jesus como o Senhor da sua vida. E, também ele, como João Baptista dar-Lhe-á testemunho perante os homens.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO