ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do tempo do Natal
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração do tempo do Natal
Sexta-feira, 11 de Janeiro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Glória a Deus nas alturas!
E na terra paz aos homens!

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 5,12-16

Encontrando-se Jesus numa das cidades, apareceu um homem coberto de lepra. Ao ver Jesus, caiu com a face por terra e dirigiu-lhe esta súplica: «Senhor, se quiseres, podes purificar-me.» Jesus estendeu a mão e tocou-lhe, dizendo: «Quero, fica purificado.» E imediatamente a lepra o deixou. Ordenou-lhe, então, que a ninguém o dissesse; no entanto, acrescentou: «Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés ordenou, para lhe servir de prova.» A sua fama espalhava-se cada vez mais, juntando-se grandes multidões para o ouvirem e para que os curasse dos seus males. Mas Ele retirava-se para lugares solitários e aí se entregava à oração.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Alleluia, alleluia, alleluia.
Alleluia, alleluia, alleluia.
Alleluia, alleluia, alleluia.

Aleluia aleluia, aleluia

O evangelista Lucas continua a apresentar-nos a missão de Jesus. É a maneira com que, todos os dias, podemos viver o nosso discipulado. É verdade, escutar o Evangelho todos os dias e acolhê-l’O no coração é o primeiro e fundamental modo de sermos discípulos. Com efeito, a escuta da página evangélica, não é como a leitura de um livro, feita, quiçá, folheando um capítulo atrás do outro. Quando lemos o Evangelho, no nosso coração dá-se o encontro com Jesus e com os Seus. Isto é, tornamo-nos contemporâneos de Jesus, participando da cena evangélica que escutámos. Hoje, também nós, juntamente com Jesus encontramos aquele leproso que abre alas entre a multidão e, sem se importar das proibições da lei, atira-se aos pés daquele Jovem Profeta. Que exemplo para nós, que muitas vezes ficamos distantes, longe de Jesus, não só fisicamente porque não participamos na Sagrada Liturgia, mas também com a mente e o coração visto que muito facilmente nos esquecemos de Jesus e das Suas palavras. Aquele leproso que procurava ajuda e conforto, ultrapassa dificuldades objectivas e prostra-se aos pés de Jesus. De resto, tinha ouvido que aquele Homem Bom não afastava ninguém e debruçava-Se sobre todos com amor. Com efeito, também Jesus, ultrapassando regras e tradições – e recordamo-nos das barreiras que levantamos aos estrangeiros, aos ciganos, aos doentes - quando vê o leproso não só não o afasta, como também lhe “toca com a mão”. É um gesto que abate a barreira que separa o são do leproso e que, sobretudo, transpõe qualquer medo. Aquela mão que se estende não é um furtivo gesto de coragem, quanto a garantia de uma proximidade de um amor que continua. Podemos dizer que é o reflexo do amor que Jesus tem pelo Pai. Assim também fez Francisco de Assis quando desce do cavalo e beija o leproso: “O que antes parecia repugnante pareceu-me, depois, delicioso”, escreve no testamento pouco antes de morrer recordando este episódio. A multidão acorria para ficar perto de Jesus e escutar a Sua Palavra. Mas Jesus não parava para fruir da honra; retirava-Se para rezar. Sabia que do Pai provinha toda a força. Se assim é para Jesus, quanto mais para nós! O Seu nascimento é uma exortação para Lhe darmos espaço na nossa vida, para que a Sua presença dê bons frutos de conversão e vida boa.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO