ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Oração pela unidade das Igrejas. Memória particular das Igrejas e comunidades eclesiásticas (luteranas, reformadas, metodistas, baptistas, pentecostais). Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 22 de Janeiro

Oração pela unidade das Igrejas. Memória particular das Igrejas e comunidades eclesiásticas (luteranas, reformadas, metodistas, baptistas, pentecostais).


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Romanos 8,18-30

Estou convencido de que os sofrimentos do tempo presente não têm comparação com a glória que há-de revelar-se em nós. Pois até a criação se encontra em expectativa ansiosa, aguardando a revelação dos filhos de Deus. De facto, a criação foi sujeita à destruição - não voluntariamente, mas por disposição daquele que a sujeitou - na esperança de que também ela será libertada da escravidão da corrupção, para alcançar a liberdade na glória dos filhos de Deus. Bem sabemos como toda a criação geme e sofre as dores de parto até ao presente. Não só ela. Também nós, que possuímos as primícias do Espírito, nós próprios gememos no nosso íntimo, aguardando a adopção filial, a libertação do nosso corpo. De facto, foi na esperança que fomos salvos. Ora uma esperança naquilo que se vê não é esperança. Quem é que vai esperar aquilo que já está a ver? Mas, se é o que não vemos que esperamos, então é com paciência que o temos de aguardar. É assim que também o Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, pois não sabemos o que havemos de pedir, para rezarmos como deve ser; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. E aquele que examina os corações conhece as intenções do Espírito, porque é de acordo com Deus que o Espírito intercede pelos santos. Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados, de acordo com o seu desígnio. Porque àqueles que Ele de antemão conheceu, também os predestinou para serem uma imagem idêntica à do seu Filho, de tal modo que Ele é o primogénito de muitos irmãos. E àqueles que predestinou, também os chamou; e àqueles que chamou, também os justificou; e àqueles que justificou, também os glorificou.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

O apóstolo Paulo, inspirando-se na narração da Criação, recorda que todo o universo está submetido à “caducidade”, ou seja, à estultícia do pecado. “De facto, a criação foi sujeita à destruição – não voluntariamente, mas por disposição daquele que a sujeitou – na esperança de que também ela será libertada da escravidão da corrupção, para alcançar a liberdade na glória dos filhos de Deus”. Isto é, a espera do resgate e da redenção está escrita no profundo da vida de cada homem, bem como nas vísceras da própria Criação. O apóstolo parece instituir uma estreita relação entre o homem, que aguarda a sua plena manifestação de filho de Deus e a Criação. Também esta vive na mesma espera. Paulo compara a espera da Criação a uma mulher grávida: “Bem sabemos como toda a criação geme e sofre as dores de parto até ao presente”. Trata-se de uma espera longa que já iniciou no momento da queda. Juntamente com a Criação, também os crentes “gemem” interiormente. Na verdade, eles possuem “os primeiros frutos do Espírito” e impelem também a ressurreição da Criação. Perante esta página do apóstolo vem-nos à mente a brutal destruição do ambiente, do clima e da terra, que nestes tempos parece acelerar-se. É urgente colher o desejo de redenção que também a Criação, à sua maneira, sente. Nesta perspectiva, podemos dizer que todos esperamos que se realizem “os novos céus e a nova terra” de que fala o Apocalipse. Mas o renascimento da Criação passa através do dos homens. Só através de homens e mulheres novos, é que poderá nascer um mundo novo. Jesus, com a Sua morte e ressurreição, é o primogénito da nova Criação. A nós, Seus discípulos, Ele doa o Seu Espírito que “vem em auxílio da nossa fraqueza”. É o Espírito que nos sugere a oração para que o mundo se transforme conforme o próprio projecto de Deus. Portanto, a oração torna-se no primeiro e determinante meio de transformação do coração do crente e da própria Criação. É com a oração que apressamos a vinda do Reino e a instauração de uma nova Terra e de um novo Céu, os do amor e da paz. Somos chamados a conformar-nos à imagem de Jesus, o Filho. Isto significa que a Sua ressurreição não é um evento que se refere só a Ele, mas representa uma transformação total da humanidade e do mundo que segue Aquele que foi o primeiro a ressuscitar. A comunidade não percorre o caminho da história esquecida da sua chamada para ser discípula santificada pelo Espírito, antes pelo contrário, está ciente da força do Espírito que sustém o seu carisma na Igreja e no mundo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO