ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Igreja

Recordação de Modesta, mendicante deixada a morrer de fome na estação Termini de Roma, não socorrida porque suja. Com ela recordamos todos os sem-abrigo que morreram. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 31 de Janeiro

Recordação de Modesta, mendicante deixada a morrer de fome na estação Termini de Roma, não socorrida porque suja. Com ela recordamos todos os sem-abrigo que morreram.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

Romanos 12,9-21

Que o vosso amor seja sincero. Detestai o mal e apegai-vos ao bem. Sede afectuosos uns para com os outros no amor fraterno; adiantai-vos uns aos outros na estima mútua. Não sejais preguiçosos na vossa dedicação; deixai-vos inflamar pelo Espírito; entregai-vos ao serviço do Senhor. Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação, perseverantes na oração. Partilhai com os santos que passam necessidade; aproveitai todas as ocasiões para serdes hospitaleiros. Bendizei os que vos perseguem; bendizei, não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. Preocupai-vos em andar de acordo uns com os outros; não vos preocupeis com as grandezas, mas entregai-vos ao que é humilde; não vos julgueis sábios por vós próprios. Não pagueis a ninguém o mal com o mal; interessai-vos pelo que é bom diante de todos os homens. Tanto quanto for possível e de vós dependa, vivei em paz com todos os homens. Não vos vingueis por vós próprios, caríssimos; mas deixai que seja Deus a castigar, pois está escrito:
É a mim que compete punir,
Eu é que hei-de retribuir,
diz o Senhor.

Em vez disso, se o teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer; se tem sede, dá-lhe de beber; porque, se fizeres isso, amontoarás carvões em brasa sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

“Que o vosso amor seja sem hipocrisia: detestai o mal e apegai-vos ao bem; no amor fraterno, sede carinhosos uns com os outros, rivalizando na mútua estima”. A verdadeira força da comunidade dos discípulos está toda concentrada nestas palavras que Paulo dirige aos irmãos que estão em Roma. Na verdade, a comunidade não tira forças de si mesma nem das suas obras, mas da capacidade de viver um amor sincero e grande para com todos. É esta a dádiva mais preciosa que o Senhor deu aos Seus discípulos. Este amor torna a comunidade forte e respeitável no mundo. Na verdade, é nesse amor que os crentes recebem do alto, que reside a energia que torna possível coisas que doutro modo seriam impossíveis aos homens. Quando a comunidade (e com ela todos os discípulos) vive não para si mesma, mas para testemunhar o amor que recebeu do Senhor, chega a fazer coisas grandes. Podemos pois afirmar que é por isso que Jesus, conhecendo directamente a força do amor, pôde dizer aos discípulos de ontem e de hoje: “Quem acredita em Mim fará as obras que Eu faço, e fará ainda maiores do que estas”. É esta a força do amor, a força de quem vence o mal com o bem.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO