ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 9 de Fevereiro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Romanos 15,22-32

Era exactamente isso que me impedia muitas vezes de ir ter convosco. Mas agora, como não tenho mais nenhum campo de acção nestas regiões, e há muitos anos que ando com tão grande desejo de ir ter convosco, quando for de viagem para a Espanha... Ao passar por aí, espero ver-vos e receber a vossa ajuda para ir até lá, depois de primeiro ter gozado, ainda que por um pouco, da vossa companhia. Mas agora vou de viagem para Jerusalém, em serviço a favor dos santos. É que a Macedónia e a Acaia decidiram realizar um gesto de comunhão para com os pobres que há entre os santos de Jerusalém. Decidiram e bem; por isso eles lhes são devedores. Porque, se os gentios participaram dos seus bens espirituais, têm também obrigação de os servir com os seus bens materiais. Portanto, quando este assunto estiver resolvido, e lhes tiver entregue o produto desta colecta devidamente selado, partirei para Espanha, passando por junto de vós. E sei que, ao ir ter convosco, irei com a plena bênção de Cristo. Exorto-vos, irmãos, por Nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, a que luteis comigo, pelas orações que fazeis a Deus por mim, para que escape dos incrédulos da Judeia e para que este meu serviço a Jerusalém seja bem acolhido pelos santos. E assim, será com alegria que, se Deus quiser, irei ter convosco e repousar na vossa companhia.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Paulo quer levar a própria missão para além de Roma, até Espanha, como que a alcançar o outro “confim extremo” da Terra. Provavelmente a Ásia é para nós o que a Espanha era para Paulo. Na Ásia, o cristianismo ainda é uma pequena semente, enquanto que os povos são muitos e aguardam. Na verdade, a urgência da proclamação do Evangelho devorava o apóstolo. O exemplo do apóstolo questiona bastante a indolência de muitas comunidades cristãs de hoje e sacode a preguiça que prende muitos discípulos do Senhor. A decisão do apóstolo de não se limitar a um único território manifesta a sua contestação a qualquer tipo de auto-referência, a qualquer tipo de fecho, para assumir os horizontes universais que são próprios do Evangelho. Pois bem, toda a comunidade cristã deve viver, também ela, a mesma tensão de Paulo na proclamação do Evangelho até aos extremos confins da Terra. Isto não significa absolutamente esquecer-se das próprias origens. É bastante significativo o que Paulo escreve a propósito da ajuda que deve levar para Jerusalém: fala de uma “dívida” para com esta cidade donde tivemos a fé. É uma dívida que neste tempo, devemos sentir ainda com mais urgência. O gesto do apóstolo é um exemplo daquela comunhão entre as comunidades cristãs que hoje é mais do que nunca necessário reavivar.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO