ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 11 de Fevereiro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Romanos 16,1-27

Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que também é diaconisa na igreja de Cêncreas: recebei-a no Senhor, de um modo digno dos santos, e assisti-a nas actividades em que precisar de vós. Pois também ela tem sido uma protectora para muitos e para mim pessoalmente. Saudai Priscila e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus, pessoas que, pela minha vida, expuseram a sua cabeça. Não sou apenas eu a estar-lhes agradecido, mas todas as igrejas dos gentios. Saudai também a igreja que se reúne em casa deles.
Saudai o meu querido Epéneto, o primeiro fruto da Ásia para Cristo.

Saudai Maria, que tanto se afadigou por vós. Saudai Andrónico e Júnia, meus concidadãos e meus companheiros de prisão, que tão notáveis são entre os apóstolos e que, inclusivamente, se tornaram cristãos antes de mim. Saudai Ampliato, que me é tão querido no Senhor. Saudai Urbano, nosso colaborador em Cristo, e o meu querido Estáquio. Saudai Apeles, que deu provas do que ele é em Cristo. Saudai os da casa de Aristóbulo. Saudai Herodião, meu concidadão. Saudai os da casa de Narciso, que pertencem ao Senhor. Saudai Trifena e Trifosa, que se afadigam pelo Senhor. Saudai a minha querida Pérside, que tanto se afadigou pelo Senhor. Saudai Rufo, o eleito no Senhor, e a mãe dele que o é também para mim. Saudai Assíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas e todos os irmãos que estão com eles. Saudai Filólogo e Júlia, Nereu e sua irmã, Olímpio e todos os santos que estão com eles. Saudai-vos uns aos outros com um beijo santo. Saúdam-vos todas as igrejas de Cristo. Entretanto, irmãos, exorto-vos a que tenhais cautela com os que provocam divisões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. É que essa gente não é a Cristo Senhor nosso que serve, mas ao seu próprio ventre; e com palavras lindas e lisonjeiras enganam os corações dos ingénuos. De facto, a vossa obediência chegou aos ouvidos de todos; e por isso me alegro convosco. Mas quero que sejais sábios quanto ao bem e sem mancha quanto ao mal. O Deus da paz há-de esmagar Satanás debaixo dos vossos pés, muito em breve. A graça de Jesus, Senhor nosso, esteja convosco! Saúda-vos o meu colaborador Timóteo, assim como os meus concidadãos Lúcio, Jasão e Sosípatro. Saúdo-vos eu, Tércio, que escrevi esta carta, no Senhor. Saúda-vos Gaio, que me recebe como hóspede, assim como a toda a igreja. Saúda-vos Erasto, o tesoureiro da cidade, e o irmão Quarto. A graça do Senhor nosso Jesus Cristo esteja com todos vós! Ámen. Àquele que tem o poder para vos tornar firmes, de acordo com o Evangelho que anuncio pregando Jesus Cristo, segundo a revelação de um mistério que foi mantido em silêncio por tempos eternos, mas agora foi manifestado e, por meio dos escritos proféticos, de acordo com a determinação do Deus eterno, levado ao conhecimento de todos os gentios, para os levar à obediência da fé, ao único Deus sábio, por Jesus Cristo, a Ele a glória pelos séculos! Ámen.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Este capítulo manifesta, na verdade, aquela comunhão concreta que Paulo evidenciou na última parte da carta. A longa lista de nomes indica não só o grande número de amigos que o apóstolo tinha na Igreja de Roma, mas também a verdade da fraternidade na Igreja e a variedade de modos com que se tecem as amizades. A história da fraternidade cristã nunca é uma história de massas anónimas. Na Igreja, a comunhão está sempre radicada no encontro pessoal entre os discípulos, nas relações entre cada pessoa. Cada qual tem um nome e uma história e todos são amados e considerados pessoalmente. É este o desafio que as comunidades cristãs deste tempo devem recolher para vencer o anonimato onde a sociedade parece condenar todos. Isto explica a recomendação do apóstolo em relação a quem cria escândalos: deve ser avisado. Assim como não se deve descurar o humilde: deve ser ajudado. A ligação com o Evangelho torna a comunidade forte e capaz de “esmagar” o príncipe do mal e de compreender o “mistério” do amor que nos foi revelado.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO