ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 15 de Fevereiro


Leitura da Palavra de Deus

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

I Coríntios 1,17-31

Na verdade, Cristo não me enviou a baptizar, mas a pregar o Evangelho, e sem recorrer à sabedoria da linguagem, para não esvaziar da sua eficácia a cruz de Cristo. A linguagem da cruz é certamente loucura para os que se perdem mas, para os que se salvam, para nós, é força de Deus. Pois está escrito:
Destruirei a sabedoria dos sábios
e rejeitarei a inteligência dos inteligentes.

Onde está o sábio? Onde está o letrado? Onde está o investigador deste mundo? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Pois, já que o mundo, por meio da sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que crêem, pela loucura da pregação. Enquanto os judeus pedem sinais e os gregos andam em busca da sabedoria, nós pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios. Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder e sabedoria de Deus. Portanto, o que é tido como loucura de Deus, é mais sábio que os
homens, e o que é tido como fraqueza de Deus, é mais forte que os homens.

Considerai, pois, irmãos, a vossa vocação: humanamente falando, não há entre vós muitos sábios, nem muitos poderosos, nem muitos nobres. Mas o que há de louco no mundo é que Deus escolheu para confundir os sábios; e o que há de fraco no mundo é que Deus escolheu para confundir o que é forte. O que o mundo considera vil e desprezível é que Deus escolheu; escolheu os que nada são, para reduzir a nada aqueles que são alguma coisa. Assim, ninguém se pode vangloriar diante de Deus. É por Ele que vós estais em Cristo Jesus, que se tornou para nós sabedoria que vem de Deus, justiça, santificação e redenção, a fim de que, como diz a Escritura, aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.

 

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Paulo identificou na presunção do eu, no orgulho que cada um de nós tem da própria sabedoria, as raízes da divisão da comunidade. Portanto, para exaltar a centralidade da pregação do Evangelho da Cruz, chegou até mesmo a agradecer a Deus por não ter baptizado ninguém. A evocação à centralidade da pregação é provavelmente um convite aos cristãos deste terceiro milénio para redescobrirem a primazia da comunicação do Evangelho e, portanto, a questionarem-se sobre o modo como cada um pessoalmente e como comunidade vive a urgência da missão da evangelização. É óbvio que isso é possível se se redescobre, antes de mais, a primazia da Palavra de Deus não só na vida pessoal como também no empenho pastoral. A salvação – e Paulo evidencia-o várias vezes – não provém da própria sabedoria como pensavam os gregos, nem das próprias tradições como julgavam os hebreus, mas do acolhimento da insensatez do amor ilimitado manifestado pela Cruz de Jesus. O mistério da Cruz, entendido como manifestação suprema do amor pelo próximo, permanece o âmago do Evangelho e da Sua comunicação. Paulo lembra aos membros da comunidade que entre eles não existem muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres, mas exorta-os a considerarem a incrível dignidade da “chamada” deles. O Senhor escolheu-os precisamente por causa da fraqueza deles, para que realizem coisas grandes em Seu nome e não em nome deles. Por isso, os discípulos de Jesus devem gabar-se só do Evangelho e não da própria sabedoria nem da própria força humana. O que salva é a loucura da Cruz, isto é, o Evangelho do amor que não conhece limites. É esta a sabedoria que salva o mundo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO