ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 13 de Março


Leitura da Palavra de Deus

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

I Coríntios 12,12-31

Pois, como o corpo é um só e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, constituem um só corpo, assim também Cristo. De facto, num só Espírito, fomos todos baptizados para formar um só corpo, judeus e gregos, escravos ou livres, e todos bebemos de um só Espírito. O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. Se o pé dissesse: «Uma vez que não sou mão, não faço parte do corpo», nem por isso deixaria de pertencer ao corpo. E se o ouvido dissesse: «Uma vez que não sou olho, não faço parte do corpo», nem por isso deixaria de pertencer ao corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo ele fosse ouvido, onde estaria o olfacto? Deus, porém, dispôs os membros no corpo, cada um conforme lhe pareceu melhor. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Há, pois, muitos membros, mas um só corpo. Não pode o olho dizer à mão: «Não tenho necessidade de ti», nem tão pouco a cabeça dizer aos pés: «Não tenho necessidade de vós.» Pelo contrário, quanto mais fracos parecem ser os membros do corpo, tanto mais são necessários, e aqueles que parecem ser os menos honrosos do corpo, a esses rodeamos de maior honra, e aqueles que são menos decentes, nós os tratamos com mais decoro; os que são decentes, não têm necessidade disso.
Mas Deus dispôs o corpo, de modo a dar maior honra ao que dela carecia,

para não haver divisão no corpo e os membros terem a mesma solicitude uns para com os outros. Assim, se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros; se um membro é honrado, todos os membros participam da sua alegria. Vós sois o corpo de Cristo e cada um, pela sua parte, é um membro. E aqueles que Deus estabeleceu na Igreja são, em primeiro lugar, apóstolos; em segundo, profetas; em terceiro, mestres; em seguida, há o dom dos milagres, depois o das curas, o das obras de assistência, o de governo e o das diversas línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Fazem todos milagres? Possuem todos o dom das curas? Todos falam línguas? Todos as interpretam? Aspirai, porém, aos melhores dons.
Aliás, vou mostrar-vos um caminho que ultrapassa todos os outros.

 

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Paulo usa o exemplo do único corpo e dos muitos membros para esclarecer a necessária variedade dos carismas que, no entanto, consente à Igreja de construir a unidade do corpo. A imagem que Paulo usa é eficaz e permite considerar a Igreja como “corpo de Cristo” animado, justamente, pelo único Espírito. É um tema que o apóstolo desenvolve melhor na Carta aos Efésios. Nela, evidencia a unidade através do único baptismo: “De facto, num só Espírito, fomos todos baptizados para formar um só corpo” (v. 13). E Paulo acrescenta a propósito do corpo: “O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos” (v. 14). No entanto, a unidade é dada pelo Espírito. Deste modo, compreende-se ainda melhor porque é que a comunidade cristã não é a soma de pessoas, mas o fruto da justaposição de muitos indivíduos postos um ao lado dos outros. A Igreja não nasce de pessoas isoladas ou do esforço de alguém: Ela é um corpo orgânico criado e animado pelo único Espírito. Deve-se, por isso, dizer que a Igreja nasce das alturas insondáveis de Deus. E é o Senhor quem compõe as diferentes partes para que, de maneira ordenada, se forme o único corpo. Portanto, cada parte, cada discípulo, tem a sua tarefa e a sua função insubstituível, decerto não absoluta nem única, mas todas indispensáveis, cada uma consoante a própria função. Ou melhor, se há uma preferência, é reconhecida às partes “mais humildes”. Regressa também nesta página do apóstolo, aquele amor preferencial pelos fracos certificado em toda a Escritura. Em todo o caso, “os membros - lembra o apóstolo - têm igual cuidado uns para com os outros”.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO