ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 19 de Abril


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

II Coríntios 9,6-15

Ficai sabendo:
Quem pouco semeia,
também pouco colherá;
mas quem semeia com generosidade,
com generosidade também colherá.

Cada um dê como dispôs em seu coração, sem tristeza nem constrangimento, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus tem poder para vos cumular de toda a espécie de graça, para que, tendo sempre e em tudo quanto vos é necessário, ainda vos sobre para as boas obras de todo o género. Como está escrito:
Distribuiu, deu aos pobres;
a sua justiça permanece para sempre.

Aquele que dá a semente ao semeador e o pão em alimento, também vos dará a semente em abundância e multiplicará os frutos da vossa justiça. Assim, sereis enriquecidos em tudo, para exercer toda a espécie de generosidade que suscitará, por nosso intermédio, a acção de graças a Deus. Porque o serviço desta colecta não deve apenas prover às necessidades dos santos, mas tornar-se abundante fonte de muitas acções de graças a Deus. Através da comprovada virtude deste serviço, eles glorificarão a Deus pela obediência que professais para com o Evangelho de Cristo, e pela generosidade da comunhão em benefício deles e de todos. E nas suas orações por vós, eles mostrarão quanto vos estimam, por causa da extraordinária graça que Deus vos concedeu. Graças sejam dadas a Deus pelo seu dom inefável!


 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Com este trecho, termina a parte que o apóstolo reservou à colecta a favor da comunidade de Jerusalém. São bem dois capítulos e Paulo finaliza-os insistindo na generosidade em dar e, sobretudo, na alegria de o fazer. A avareza é sinal de coração cheio de si mesmo, de coração árido, de homens e de mulheres que têm medo de perderem o que possuem. Mas assim, os cristãos afastam-se decididamente do Evangelho. Na verdade, já o Deuteronómio a respeito do irmão necessitado escrevia: “Quando lhe deres alguma coisa, não o faças de má vontade” (15, 10). E o salmista que Paulo cita canta: “Ele distribuiu e deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre” (v. 9). A generosidade e a alegria no dar, que caracterizam a solidariedade cristã, libertam o coração da escravidão de possuir e tornam-no mais semelhante ao de Jesus que “tinha a condição divina, mas não Se apegou à sua igualdade com Deus, mas esvaziou-Se a Si mesmo” (Fl 2, 6-7), como escreverá Paulo aos Filipenses. A generosidade enriquece aquele que dá e sobre ele faz cair as bênçãos de Deus e as orações daqueles que recebem gratuitamente. É uma convicção comum junto dos Pais da Igreja que os pobres serão os nossos interceptores junto de Deus. E a esmola que lhes damos torna-se num tesouro que depositamos no Céu. É verdade, o que damos aos pobres regressa para as mãos de Deus, no Céu. Por isso, o apóstolo sugere que a colecta é um serviço santo que é feito a Deus. Não se trata, na verdade, de um simples acto de solidariedade e de partilha, mas da resposta à graça de Deus, de quem tudo recebemos. Jesus tinha dito: “Dai e dar-se-vos-á; colocarão nos vossos braços uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante. Porque a mesma medida que usardes para os outros será usada para vós” (Lc 6, 38). Não tenhamos medo de dar com generosidade e alegria, porque ao dar, encontraremos a recompensa da graça de Deus. O Senhor deu-nos os Seus bens não para que os guardemos para nós, mas para que os possamos dar, com generosidade, para a alegria de todos, em particular, dos pobres.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO