ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Memória de São Nil, staretz russo (+1508). Foi pai dos monges a quem ensinou o grande amor do Senhor pelos homens, exortando-os a pedir a Deus o mesmo sentimento (em grego, macrotimia). Recordação da oração pelos novos mártires de Novecentos, presidida por João Paulo II no Coliseu de Roma juntamente com os representantes das Igrejas cristãs. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 7 de Maio

Memória de São Nil, staretz russo (+1508). Foi pai dos monges a quem ensinou o grande amor do Senhor pelos homens, exortando-os a pedir a Deus o mesmo sentimento (em grego, macrotimia). Recordação da oração pelos novos mártires de Novecentos, presidida por João Paulo II no Coliseu de Roma juntamente com os representantes das Igrejas cristãs.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Filipenses 4,4-9

Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo o digo: alegrai-vos! Que a vossa bondade seja conhecida por todos. O Senhor está próximo. Por nada vos deixeis inquietar; pelo contrário: em tudo, pela oração e pela prece, apresentai os vossos pedidos a Deus em acções de graças. Então, a paz de Deus, que ultrapassa toda a inteligência, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. De resto, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é respeitável, tudo o que possa ser virtude e mereça louvor, tende isso em mente. E o que aprendestes e recebestes, ouvistes de mim e vistes em mim, ponde isso em prática. Então, o Deus da paz estará convosco.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Paulo não poupa palavras para exortar a comunidade de Filipos à alegria: “Alegrai-vos sempre no Senhor; repito: alegrai-vos!”. Conhecendo as dificuldades que tanto Paulo, como a própria comunidade viviam, maravilha a insistência da exortação à alegria. E, no entanto, é a alegria que liberta o coração do amor-próprio e o abre à “afabilidade” para com todos. Na verdade, o motivo da alegria reside na certeza que “O Senhor está próximo”. Esta proximidade, não é apenas a razão da alegria do discípulo, é também a força para poder mudar o próprio coração e vencer a tristeza que envolve o mundo. Então, como é possível não ficarmos angustiados diante de uma vida muitas vezes difícil? Como é possível não ficarmos tristes na fragilidade do nosso corpo e na fraqueza dos nossos sentimentos? A alegria da proximidade de Jesus abre as portas à oração incessante. Paulo exorta-nos a dirigirmos a Deus todos os nossos pedidos para encontrarmos aquela paz que o mundo não sabe dar. Eis porque a oração deve estar no centro da vida de todo o crente e de todas as comunidades. Dela brotam sentimentos e pensamentos novos, “nobres, justos, puros, amáveis, honrosos”. E nela, com um coração e com pensamentos renovados, louvemos a Deus e apaziguemos a vida do mundo. “O Deus da paz estará convosco!” afirma o apóstolo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO