ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 16 de Maio


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

Colossenses 2,1-5

Com efeito, quero que saibais como é grande a luta que mantenho por vós, bem como pelos de Laodiceia e por quantos nunca me viram pessoalmente, para que tenham ânimo nos seus corações, vivendo bem unidos no amor, e assim atinjam toda a riqueza, que é a plena compreensão, o conhecimento do mistério de Deus: Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Digo isto para que ninguém vos engane com discursos sedutores. Com efeito, ainda que eu esteja ausente de corpo, estou, porém, convosco em espírito, alegrando-me por ver a ordem que há entre vós e a firmeza da vossa fé em Cristo.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Paulo continua a insistir em comparar o seu ministério pastoral nas Igrejas do vale do rio Lico a uma “luta”. Quer que os Colossenses compreendam que a vida dos cristãos, tanto a dos responsáveis pela comunidade como a de cada discípulo, não é nem banal nem superficial. Pelo contrário, exige uma grande responsabilidade: trata-se de escutar constantemente o Evangelho e de O comunicar a todos e, também, de O defender dos ataques e de promover o Seu crescimento no coração de quem O acolheu. O apóstolo salienta que se empenha também por aqueles que não o conheceram pessoalmente e exorta-os a não se deixarem enganar e nem permitirem que pensamentos e ideias falsas se insinuem na comunidade. Devem permanecer fiéis ao Evangelho que receberam. Paulo sabe muito bem que a unidade da comunidade, vivida num estilo de amor fraterno, é a única maneira para conservar a identidade da Igreja como Corpo de Cristo. Em Cristo, Deus depôs todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento, isto é, todo o projecto de amor pela humanidade. Ele é o princípio, o fim e a razão de todo o homem e de todas as coisas. Só em Cristo qualquer desejo e qualquer expectativa do homem se realiza. Quem, pois, conhece Cristo e O escolhe como o Senhor da sua vida, não precisa de outras doutrinas para encontrar o sentido da sua existência. Ao máximo, deve ter a plena inteligência do “mistério” de Deus, isto é, conhecer Cristo, revelação do “segredo” de Deus. No entanto, o conhecimento de Cristo não é dado uma vez por todas. É um caminho de crescimento contínuo que se actua através da comunhão de amor entre os irmãos e através da escuta do Evangelho. A comunhão com Cristo revela-nos o projecto de amor do Pai pela humanidade. É este o verdadeiro conhecimento. Paulo previne a comunidade acerca dos discursos que parecem atraentes mas que, na realidade, enganam porque não põem no centro da vida o verdadeiro conhecimento, isto é, o Evangelho de Cristo. E, vendo que a comunidade de Colossos “vive em ordem e firme na fé”, manifesta não só a sua alegria, mas também a sua preocupação para que perseverem no caminho iniciado. A sua distância física da comunidade não impede ao amor de ser pleno e responsável.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO