ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 17 de Maio


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Colossenses 2,6-15

Do mesmo modo que recebestes Cristo Jesus, o Senhor, continuai a caminhar nele: enraizados e edificados nele, firmes na fé, tal como fostes instruídos, transbordando em acção de graças. Olhai que não haja ninguém a enredar-vos com a filosofia, o que é vazio e enganador, fundado na tradição humana ou nos elementos do mundo, e não em Cristo. Porque é nele que habita realmente toda a plenitude da divindade, e nele vós estais repletos de tudo, Ele que é a cabeça de todo o Poder e Autoridade. Foi nele que fostes circuncidados com uma circuncisão que não é feita por mão humana: fostes despojados do corpo carnal, pela circuncisão de Cristo. Sepultados com Ele no Baptismo, foi também com Ele que fostes ressuscitados, pela fé que tendes no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos. A vós, que estáveis mortos pelas vossas faltas e pela incircuncisão da vossa carne, Deus deu-vos a vida juntamente com Ele: perdoou-nos todas as nossas faltas, anulou o documento que, com os seus decretos, era contra nós; aboliu-o inteiramente, e cravou-o na cruz. Depois de ter despojado os Poderes e as Autoridades, expô-los publicamente em espectáculo, e celebrou o triunfo que na cruz obtivera sobre eles.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

O apóstolo não cessa de exortar os Colossenses para perseverarem no caminho iniciado que receberam da proclamação. De facto, é do Evangelho proclamado que brota a fé, isto é, o acolhimento da senhoria de Cristo sobre a própria vida. Com efeito, escutar o Evangelho e acolhê-l’O no coração, significa reconhecer a soberania da Palavra sobre a própria vida. E o crente é, precisamente, aquele que acolhe Cristo como seu Senhor. Esta fé é o alicerce sobre o qual se funda e cresce a comunidade. O apóstolo Paulo, vendo o perigo que ameaça os Colossenses, exorta-os a “apoiarem-se na fé”, isto é, a reforçarem a própria pertença a Cristo. Eles devem abandonar todo e qualquer compromisso com aquela “filosofia” que os afasta do Evangelho recebido, isto é, aquela maneira de ver o mundo e a vida que negam de facto a soberania do Ressuscitado. Seguir esses caminhos enganadores significa perder a liberdade de Cristo. Nenhum compromisso é, portanto, possível com a cultura egocêntrica e conflitual deste mundo. Existe, na verdade, um radicalismo em seguir Cristo que não pode ser eliminado da vida do discípulo: só “em Cristo é que habita, em forma corporal, toda a plenitude da divindade” (2, 9). Mais ninguém pode pretender a primazia porque “em Cristo, tendes tudo de modo pleno” (2,10). Paulo, para descrever esta nova pertença a Cristo compara o baptismo à circuncisão: os baptizados são despojados do “corpo de carne”, isto é, do “homem velho” (cfr. 3, 9) e recebem “a circuncisão de Cristo”. O Pai, com a morte do Filho, cancelou o nosso pecado e concedeu-nos gratuitamente o perdão. A dívida que tínhamos para com Deus era impagável, mas com o baptismo foi-nos perdoada. Podemos dizer que não nos restava outra coisa a fazer senão apresentar a Deus a lista das nossas dívidas, a longa lista dos nossos pecados. Pois bem, o Senhor anulou esta lista “pregando-a na cruz”. Com a morte de Jesus na cruz, o Pai retirou o obstáculo que não nos deixava estar na Sua presença. A morte de Cristo revela o amor de Deus em toda a Sua grandeza, mesmo aquela de anular qualquer dívida. É um amor que desarmou as forças do mal: elas já não poderão agredir o crente porque ele já pertence ao seu Senhor.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO