ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 22 de Maio


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

Colossenses 3,12-17

Como eleitos de Deus, santos e amados, revesti-vos, pois, de sentimentos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se alguém tiver razão de queixa contra outro. Tal como o Senhor vos perdoou, fazei-o vós também. E, acima de tudo isto, revesti-vos do amor, que é o laço da perfeição. Reine nos vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados num só corpo. E sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós com toda a sua riqueza: ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria; cantai a Deus, nos vossos corações, o vosso reconhecimento, com salmos, hinos e cânticos inspirados. E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando graças por Ele a Deus Pai.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O apóstolo chama os cristãos “escolhidos, santos e amados” de Deus. Os crentes, gerados pelo amor de Deus, foram postos de parte para Lhe pertencerem e desfrutarem da Sua amizade como filhos predilectos. E se Cristo, a imagem perfeita de Deus, se tornou no todo da vida do crente, este deve imitar o comportamento de Cristo e assemelhar-se cada vez mais a Ele. Não é por acaso que as cinco virtudes indicadas pelo apóstolo no início deste trecho (v. 12) recordam a própria acção de Deus e de Cristo para com Israel. O apóstolo insiste principalmente sobre duas atitudes: a recíproca suportação e o perdão. Podemos dizer que o amor suporta e perdoa porque o seu objectivo é a comunhão entre os irmãos e a unidade da comunidade. Para o apóstolo, o amor (o agape), mais do que uma virtude é o próprio amor de Deus que é derramado no coração do crente. Paulo serve-se da imagem da roupa e pede aos cristãos para revestirem as virtudes atrás mencionadas com o amor de Deus, como se fosse uma espécie de manto que as cubra a todas. Na verdade, o amor é o “vínculo de perfeição”, isto é, o laço que mantém juntas todas as virtudes e que torna a comunhão entre os irmãos firme e compacta. O agape é a fonte de todas as virtudes e o fim para o qual elas tendem: a comunhão com Deus e com os irmãos. A seguir, o apóstolo recorda a centralidade da Palavra que, de um certo modo, preside ao amor, uma vez que a Igreja vive da Palavra de Deus, o que faz com que Jesus esteja presente entre os discípulos. O Evangelho não é um texto que deve ser estudado; é sacramento de Cristo, lugar de encontro entre Jesus e o crente. A Palavra acolhida e vivida torna-se, deste modo, no fundamento da unidade da comunidade e na fonte dos hinos de alegria e de agradecimento que sobem a Deus pelo dom da salvação. Da experiência do encontro com Jesus ressuscitado, feita na comunidade que escuta e que reza, nasce, para o crente, o impulso que leva a viver o amor em qualquer lugar, sem nenhum limite.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO