ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 29 de Maio


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

Hebreus 2,1-4

Por isso, é necessário prestarmos maior atenção ao que ouvimos, para que não nos transviemos. Se, de facto, uma palavra pronunciada pelos anjos permaneceu válida e toda a transgressão e desobediência receberam a justa retribuição, como escaparemos nós, se desprezarmos tão grande salvação? Tendo sido primeiro proclamada pelo Senhor, essa salvação foi-nos confirmada pelos que a escutaram e foi testemunhada por Deus, por meio de sinais e prodígios, por diversas manifestações de poder e pelos dons do Espírito Santo, repartidos segundo a sua vontade.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O autor da Carta acabou de mostrar nos versículos precedentes a vitória definitiva de Jesus sobre o mal. Ele, agora, “está sentado à direita de Deus”. Esta salvação, anunciada por todas as Escrituras, deve encontrar os cristãos mais atentos: “Devemos levar mais a sério a mensagem que ouvimos, se não quisermos perder o rumo”. Não escutar a Palavra de Deus e não obedecer às Suas indicações, significa não só empobrecer o coração e a própria vida, mas também perder o rumo, afastar-se de Deus e, portanto, não obter a salvação. O autor recorda aos cristãos o valor da “palavra transmitida por meio dos anjos”, isto é, dos profetas do Antigo Testamento. De facto, Deus nunca fez faltar a Sua Palavra para guiar o povo de Israel: quem A seguiu encontrou a salvação, quem A recusou recebeu a justa punição. Pois bem - continua a Carta - esta Palavra antiga “foi confirmada no meio de nós por aqueles que a tinham ouvido, e Deus apoiava o seu testemunho mediante sinais, prodígios, milagres diversos e dons do Espírito Santo”. O autor relembra aos cristãos que Jesus é a revelação plena de Deus porque realizou aquela salvação iniciada nos tempos antigos. Que a salvação tenha chegado até nós, demonstram-no os milagres que continuam a realizar-se na comunidade cristã. De facto, a Palavra de Deus não é vazia nem enganadora. É eficaz porque cumpre o que diz. Quem A acolhe é transformado no coração e torna-se mais forte para que se possa realizar, mesmo através dele, o projecto de Deus sobre o mundo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO