ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias

Oração com os santos

Memória do apóstolo Tomé. Confessou Jesus como seu Senhor e testemunhou-O, segundo a tradição até à Índia. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 3 de Julho

Memória do apóstolo Tomé. Confessou Jesus como seu Senhor e testemunhou-O, segundo a tradição até à Índia.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 20,24-29

Tomé, um dos Doze, a quem chamavam o Gémeo, não estava com eles quando Jesus veio. Diziam-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor!» Mas ele respondeu-lhes: «Se eu não vir o sinal dos pregos nas suas mãos e não meter o meu dedo nesse sinal dos pregos e a minha mão no seu peito, não acredito.» Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez dentro de casa e Tomé com eles. Estando as portas fechadas, Jesus veio, pôs-se no meio deles e disse: «A paz seja convosco!» Depois, disse a Tomé: «Olha as minhas mãos: chega cá o teu dedo! Estende a tua mão e põe-na no meu peito. E não sejas incrédulo, mas fiel.» Tomé respondeu-lhe: «Meu Senhor e meu Deus!» Disse-lhe Jesus: «Porque me viste, acreditaste. Felizes os que crêem sem terem visto!»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Hoje celebramos a festa de São Tomé, chamado Dídimo. O Evangelho de João fala muitas vezes dele, ligando-o aos grandes mistérios da glorificação de Jesus. É capaz de ímpetos generosos, como quando no momento da morte de Lázaro exorta os outros discípulos a irem com Jesus, apesar disso lhes poder custar a morte. A tradição conta que Tomé evangelizou a Pérsia e as costas ocidentais da Índia, onde morreu mártir: os cristãos do Malabar consideram-no o fundador da Igreja deles. O Evangelho que escutámos transporta-nos para os dias sucessivos à Páscoa. Na noite da Páscoa, Jesus apresenta-Se no meio dos discípulos reunidos no cenáculo mas, Tomé não estava presente. E podemos dizer que com ele, também não estavam todos os homens e as mulheres, entre os quais nós e que, desde esse dia, receberam o anúncio do Evangelho da Ressurreição através dos apóstolos. No entanto, Tomé não acreditou nas palavras dos apóstolos quando lhe disseram o que tinha acontecido. É impossível para Tomé – e não só para ele – que dos lugares de morte possa nascer a vida, inconcebível que uma pessoa crucificada possa voltar à vida. No domingo seguinte, Jesus regressa e, novamente, faz-lhes a saudação de paz. E, depois, dirige-Se a Tomé: “Não sejas incrédulo, mas crente” e exorta-o a pôr o dedo nas chagas e a mão na ferida do Seu lado. A este ponto, o discípulo cai de joelhos e professa a sua fé: “Meu Senhor e meu Deus!”. Não é Tomé quem toca o corpo ferido de Jesus, mas são as palavras de Jesus que tocam o coração de Tomé e o comovem. Provavelmente em cada um de nós, encontra-se um pouco de Tomé. Está presente em quem tem dificuldades e dúvidas, está presente em quem sofre por não conseguir acreditar, está presente em quem padece pela impossibilidade de amar, está presente em quem se cansa de esperar. Mas tudo isso, de um certo modo, aproxima-nos à fé. Jesus continua a voltar, todos os domingos e a dizer-nos: “Felizes os que crêem sem terem visto”. Bastam as Suas palavras para acreditar, desde que deixemos que elas toquem o nosso coração. Oração com os santos

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO