ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias

Oração pelos pobres

Memória de Floribert Bwana Chui, jovem congolês da Comunidade de Santo Egídio, assassinado por desconhecidos em Goma, porque se tinha oposto à corrupção. Para os muçulmanos inicia o mês do Ramadão. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 8 de Julho

Memória de Floribert Bwana Chui, jovem congolês da Comunidade de Santo Egídio, assassinado por desconhecidos em Goma, porque se tinha oposto à corrupção. Para os muçulmanos inicia o mês do Ramadão.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Jeremias 3,1-11

Diz-se: «Se um homem repudiar a sua esposa
e ela, separando-se dele, tomar um outro,
será que ele voltará a recebê-la?
Não ficará essa terra impura e contaminada?»
E tu, que te tens prostituído a inúmeros amantes,
poderás voltar para mim?
- oráculo do Senhor.

Levanta os teus olhos para os lugares altos e vê.
Em qual deles te não prostituíste?
Nas bermas dos caminhos te sentavas à espera deles,
tal como um nómada no deserto.
E profanaste a terra
com os teus vícios e devassidão.

Por causa disso, faltaram as águas
e não houve as chuvas da Primavera,
mas tu, prostituta descarada,
nem vergonha tiveste.

E agora mesmo clamas: 'Meu pai,
tu és o amigo da minha juventude!

Porventura, vais conservar a tua ira para sempre?'
Tu disseste isso,
mas continuaste tranquilamente,
a fazer o mal. No tempo do rei Josias, o Senhor disse-me: «Viste o que fez a rebelde Israel? Andou pelos altos montes para ali se prostituir sob as árvores verdejantes. E, depois de ter praticado tudo isto, Eu disse para comigo: 'Há-de voltar para mim'. Mas não voltou. Judá, sua pérfida irmã, viu isto. E viu também que, por causa das suas infidelidades, Eu repudiei a rebelde Israel, dando-lhe o documento de repúdio. Contudo, a pérfida Judá, sua irmã, não teve temor e também ela se entregou à prostituição. E, com a sua luxúria, contaminou a terra e cometeu adultério, entregando-se a divindades de pedra e de madeira. E, não obstante tudo isto, a sua pérfida irmã, Judá, não voltou para mim com sinceridade de coração, mas apenas com perfídia» - oráculo do Senhor. Disse-me o Senhor: «A rebelde Israel parece uma inocente, em comparação com a pérfida Judá.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Na Bíblia, o amor de Deus para com o Seu povo, muitas vezes é expresso como o amor do noivo para com a noiva. Recambiá-lo parece uma dimensão e uma fidelidade que vão bem além das expectativas humanas e da capacidade do crente. Diante de um amor como este, somos todos sempre devedores. Jeremias afirma que o Senhor repudiou Israel por causa da idolatria, concebida como uma verdadeira prostituição, portanto, uma traição do amor exclusivo com que Deus a tinha circundado. A imagem da prostituição é frequente na Bíblia para descrever a traição a Deus, noivo de Israel. Israel e Judá, as duas partes em que o reino de David tinha sido dividido, representam todo um povo que se tinha revoltado ao seu Senhor contaminando, deste modo, também a terra. A rebelião a Deus gera consequências também sobre a criação e a natureza. Todo aquele que se afasta do Senhor resseca como aquela terra sobre a qual deixaram de cair as chuvas. No entanto, o Senhor está sempre pronto a escutar o grito que provém dos filhos necessitados de ajuda. E não despreza a oração do necessitado. É verdade, o Senhor não é só nosso Pai mas também é nosso amigo. Podemo-nos dirigir a Ele com as palavras: “Meu Pai, amigo da minha juventude”. Ele não conserva para sempre a Sua ira, não expulsa da Sua presença aquele que estica a mão. No entanto, a palavra profética admoesta para não nos obstinarmos a percorrer o caminho do mal. Devemos, pelo contrário, aprender a procurar o Senhor sempre, em todos os momentos e não apenas nos difíceis: precisamos todos os dias da Sua ajuda. Se escutássemos a Sua Palavra, descobriríamos não só a nossa necessidade de salvação como, sobretudo, a resposta boa e afectuosa do Senhor.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO