ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Recordação de Nunzia, deficiente mental que faleceu em Nápoles e de todos os deficientes mentais que adormeceram no Senhor. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 30 de Julho

Recordação de Nunzia, deficiente mental que faleceu em Nápoles e de todos os deficientes mentais que adormeceram no Senhor.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Jeremias 11,1-23

Palavra que o Senhor dirigiu a Jeremias, dizendo: «Escuta as palavras desta aliança e transmite-as aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém. Diz-lhes: Assim fala o Senhor, Deus de Israel: Maldito o homem que não obedecer às prescrições desta aliança, a qual dei a vossos pais, no dia em que os tirei do Egipto, daquele crisol de ferro, dizendo: 'Escutai a minha voz e fazei todas as coisas que vos mando. Então sereis o meu povo, e Eu serei o vosso Deus. Então, ratificarei o juramento que fiz a vossos pais, de lhes entregar uma terra onde corre leite e mel, como hoje se vê.'» E eu respondi: 'Assim seja, Senhor.' O Senhor disse-me: «Anuncia todas estas palavras nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, dizendo-lhes: "Escutai as palavras desta aliança e ponde-as em prática. Desde o dia em que os fiz sair do Egipto até hoje, avisei com insistência os vossos pais, falando-lhes assim: 'Escutai a minha voz!' Eles, porém, não a escutaram, não atenderam, seguindo obstinadamente as más inclinações dos seus corações. Então executei contra eles todas as ameaças contidas nesta aliança, que lhes tinha mandado observar e que não observaram."» O Senhor disse-me: «Descobriu-se uma conjuração entre os habitantes de Judá e de Jerusalém. Eles tornaram às iniquidades dos seus antepassados, que se recusaram a escutar as minhas palavras; estes também servem e seguem deuses estrangeiros. A casa de Israel e a casa de Judá violaram a aliança que Eu firmara com os seus pais.» Por isso, assim fala o Senhor: «Descarregarei sobre eles calamidades, às quais não poderão escapar. E, quando gritarem por mim, Eu não os atenderei. Então, as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém irão clamar aos deuses a quem ofereceram incenso. Esses deuses, porém, não os salvarão no momento da catástrofe. Os teus deuses, ó Judá, são tantos quantas as tuas cidades! Tantos como as ruas que tens em Jerusalém são os altares levantados à ignomínia para neles oferecerem incenso a Baal. Tu, pois, não intercedas por este povo, não rogues, não supliques por ele, porque no tempo da sua desgraça, quando clamarem por mim, Eu não os ouvirei.»

«O que faz a minha amada na minha casa?
Ela está a tecer intrigas.
Acaso os teus sacrifícios e as carnes imoladas
afastarão de ti as tuas desgraças,
para que te glories?

Verdejante oliveira de belos frutos,
eis o nome que te dera o Senhor.
Porém, ao tumulto de um grande ruído,
ateou-se-lhe fogo
e queimaram-se os seus ramos.

O Senhor do universo, que te plantara, decretou calamidades contra ti por causa dos crimes cometidos pela casa de Israel e pela casa de Judá; irritando-me, queimaram incenso em honra de Baal.» O Senhor instruiu-me e eu entendi. E então vi com clareza o seu proceder para comigo. E eu, como manso cordeiro conduzido ao matadouro, ignorava as maquinações tramadas contra mim, dizendo: «Destruamos a árvore no seu vigor; arranquemo-la da terra dos vivos, que o seu nome caia no esquecimento.» Mas o Senhor do universo, justo juiz,
sonda os rins e o coração.
Que eu seja testemunha da tua vingança sobre eles,
pois a ti confio a minha causa.

Por isso, assim fala o Senhor contra os homens de Anatot, que conspiram contra a minha vida, dizendo: «Cessa de proclamar oráculos em nome do Senhor, se não queres morrer às nossas mãos.»

Por tal motivo, isto diz o Senhor do universo: «Vou castigá-los. Os jovens morrerão à espada, os seus filhos e filhas perecerão de fome.

Ninguém escapará, porque, quando chegar o tempo do castigo, mandarei a desgraça sobre os habitantes de Anatot.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

A história de Israel com Deus é uma história de aliança iniciada por Deus. Com efeito, foi Ele quem se aproximou de Israel e guiou a sua história. A aliança manifesta-se na fidelidade recíproca entre Deus e o Seu povo. É um pacto de amizade, de amor, em que a Israel é pedido para corresponder ao Senhor que fala, que pede, que indica o caminho. A fidelidade na escuta da Palavra do Senhor é a garantia de fidelidade para Israel. No livro do Êxodo, lê-se: “Se Me obedecerdes e observardes a minha aliança, sereis minha propriedade especial entre todos os povos, porque a terra toda Me pertence. Vós sereis para Mim um reino de sacerdotes e uma nação santa” (19, 5-6). A exortação a escutar o Senhor é repetida frequentemente nas páginas das Escrituras, como nesta: “Eu falei insistentemente aos vossos antepassados, quando os tirei do Egipto, até hoje, afirmando com toda a seriedade e firmeza: Obedecei-Me”. Jeremias relê toda a história do seu povo como a história do zelo de Deus que falou continuamente a todas as gerações até ao seu tempo. A Carta aos Hebreus acrescenta que nos últimos tempos – isto é, hoje – o Senhor fala-nos através de Jesus, Palavra de Deus que se fez carne. A salvação consiste em seguir o Senhor que não cessa de nos falar. Quem não O escuta e segue “a maldade do seu coração obstinado” perde o caminho da salvação. O profeta afirma que não escutar coloca em discussão a própria missão que Deus lhe confiou e diz: “Como um cordeiro manso eu estava a ser levado para o matadouro”. Também Jesus é apresentado pelos Evangelhos como o cordeiro de Deus que, inofensivo e manso, é conduzido à morte. Através do sangue daquele cordeiro, através da Sua morte, Deus estabelece uma nova aliança com os homens, como referem as palavras que o sacerdote pronuncia durante a consagração do vinho: “Este é o cálice do Meu sangue, da nova e eterna aliança”. Na morte e ressurreição de Jesus, reconstrói-se o pacto de amor entre Deus e a humanidade e todos podemos, de novo, regressar à amizade de Deus.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO