ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias

Oração pelos pobres

Recordação de Zaqueu que subiu a uma árvore para ver o Senhor e teve como recompensa a conversão do coração. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Terça-feira, 27 de Agosto

Recordação de Zaqueu que subiu a uma árvore para ver o Senhor e teve como recompensa a conversão do coração.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 19,1-10

Tendo entrado em Jericó, Jesus atravessava a cidade. Vivia ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe de cobradores de impostos. Procurava ver Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. Correndo à frente, subiu a um sicómoro para o ver, porque Ele devia passar por ali. Quando chegou àquele local, Jesus levantou os olhos e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa.» Ele desceu imediatamente e acolheu Jesus, cheio de alegria. Ao verem aquilo, murmuravam todos entre si, dizendo que tinha ido hospedar-se em casa de um pecador. Zaqueu, de pé, disse ao Senhor: «Senhor, vou dar metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém em qualquer coisa, vou restituir-lhe quatro vezes mais.» Jesus disse-lhe: «Hoje veio a salvação a esta casa, por este ser também filho de Abraão; pois, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus chega a Jericó, a cidade mais antiga do mundo, símbolo de todas as cidades. Jesus não entra distraído e apressado, como muitas vezes nos sucede quando andamos pelas ruas e praças das nossas cidades. Ele está sempre atento às pessoas. Zaqueu, um cobrador de impostos, conhecido pecador, queria de qualquer modo, ver Jesus, mas era de baixa estatura. Um pouco como todos nós que estamos demasiado perto da terra, demasiado preocupados com as nossas coisas para nos podermos aperceber da presença de Jesus. Não é suficiente apenas um pequeno ajuste, quiçá, levantando-nos na ponta dos pés, mas ficando onde estamos. É preciso subir um pouco mais, ou seja, sair da confusão da multidão. Zaqueu subiu numa árvore. Isso foi o suficiente. E foi Jesus quem o viu. Era ele quem queria ver Jesus e aconteceu o contrário. Jesus levanta os olhos, chama-o, exorta-o a descer e a hospedá-l’O em sua casa. Desta vez, o homem rico não se vai embora triste; antes pelo contrário, desce a correr e acolheu Jesus em casa. Depois do encontro com Jesus, Zaqueu já não era como dantes: estava feliz e com um coração novo, mais generoso. Com efeito, decidiu dar metade dos seus bens aos pobres. Não disse: “Dou tudo”. A história de Zaqueu exorta-nos a acolher o Senhor e a encontrar a própria medida na caridade.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO