ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 20 de Setembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Jeremias 35,1-19

Palavra que foi dirigida pelo Senhor a Jeremias, no tempo de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá: «Vai procurar a família dos recabitas. Fala-lhes e leva-os a uma das salas do templo do Senhor e dá-lhes vinho a beber.» Então, tomei Jazanias, filho de Jeremias, filho de Habacenias, seus irmãos e todos os seus filhos e toda a família dos recabitas. Levei-os ao templo, à sala dos filhos de Hanan, filho de Jigdalias, homem de Deus, junto da sala dos chefes, por cima da de Masseias, filho de Chalum, o porteiro. Pus diante dos filhos da família dos recabitas canecas cheias de vinho e copos, e disse-lhes: «Bebei vinho!» Eles, porém, responderam: «Não bebemos vinho, porque Jonadab, filho de Recab, nosso pai, assim nos ordenou:
'Jamais bebereis vinho, vós e os vossos filhos.

Não construireis casa,
não semeareis,
não plantareis nem possuireis vinhas,
mas habitareis sempre em tendas,
a fim de que, por muito tempo,
possais viver numa terra,
na qual permaneceis como estrangeiros.'

Temos, pois, obedecido à voz de Jonadab, filho de Recab, nosso pai, em todas as coisas que nos mandou. Não bebemos vinho em toda a nossa vida, nós, as nossas esposas, os nossos filhos e filhas;

não construímos casas para habitar nelas, não temos vinhas, nem campos de sementeiras.

Mas moramos em tendas e temos obedecido em tudo o que o nosso pai Jonadab nos mandou.

Porém, quando Nabucodonosor, rei da Babilónia, invadiu o país, dissemos: 'Entremos em Jerusalém para fugir dos exércitos dos caldeus e dos arameus.' É por isso que habitamos em Jerusalém.» Então, foi dirigida a palavra do Senhor a Jeremias: «Assim fala o Senhor do universo, o Deus de Israel: Vai e diz ao povo de Judá e aos habitantes de Jerusalém: 'Não recebereis vós a minha admoestação e não obedecereis à minha palavra?' - oráculo do Senhor. Cumpram-se as determinações de Jonadab, filho de Recab, que proibiu os seus filhos de beberem vinho. E eles não bebem até hoje, porque obedecem às ordens do seu pai. Quanto a mim, que não cesso de vos falar, não me obedeceis. Enviei-vos, desde o princípio, os profetas, meus servos, para insistentemente vos dizer: 'Desviai-vos do mau caminho, reformai a vossa vida. Não sigais atrás de deuses estrangeiros para os adorar. Assim, habitareis na terra que vos dei, a vós e a vossos pais. Porém, vós não me destes ouvidos, nem me quisestes escutar. Realmente, os filhos de Jonadab, filho de Recab, respeitaram as ordens de seu pai, mas este povo não me obedeceu!' Por isso, assim fala o Senhor do universo, o Deus de Israel: 'Eis que farei vir sobre Judá e sobre os habitantes de Jerusalém os flagelos com que os ameacei, porquanto lhes falei e não me ouviram e, quando os chamei, não me responderam.'» Então, Jeremias disse à família dos recabitas: «Assim fala o Senhor do universo, o Deus de Israel: 'Já que obedecestes à ordem de Jonadab, vosso pai, e observastes tudo o que ele vos prescreveu e fazeis tudo de acordo com as suas ordens, por isso, assim fala o Senhor do universo, o Deus de Israel: Não faltarão descendentes de Jonadab, filho de Recab, que estejam sempre na minha presença.'»


 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

No quadro dos eventos que ocorreram durante o cerco de Jerusalém, o episódio dos Recabitas, os descendentes de Recab, ressalta como exemplo de obediência e de fidelidade à palavra recebida e ao comportamento transmitido. Os Recabitas são um exemplo de nobreza espiritual, a que se funda no carácter sagrado da palavra dada. A palavra humana deve ter um próprio peso, deve mostrar uma sua consistência. Como disse Jesus: “diz apenas: “Sim, quando é sim e não, quando é não”, porque o que disseres para além disto vem do Maligno” (Mt 5, 37). O homem sensato, como o povo dos Recabitas, cumpre as promessas feitas e mantém a palavra dada. Se isso é uma coisa boa com as palavras humanas, quanto mais o será com a Palavra do Senhor, fonte eterna de toda a estabilidade? Ela merece ser escutada e cumprida na vida concreta. A obediência dos Recabitas no mandamento do seu antepassado é mais atraente porque é utilizada na difícil situação de carestia em que a população se encontra que, como eles, se tinha refugiado em Jerusalém: um copo de vinho nessas condições ajuda o corpo enfraquecido e sem energia. Mas os Recabitas mantêm a própria norma ancestral e não bebem o vinho oferecido por Jeremias. O contraste dos Recabitas com os outros hebreus é forte. Estes tinham recebido as palavras de muitos profetas enviados pelo Senhor, entre os quais Jeremias que lhes diz: “falei e voltei a falar convosco” (v. 14). No entanto, ficaram na mesma surdo às palavras do profeta. A dureza dos corações deles tornou inúteis os oráculos dos profetas. O povo, chamado por Deus para ouvir a sua voz (“Ouve, Israel!”, Dt 6, 4), tornou-se num povo de surdos. A escuta da Palavra de Deus é fulcral para o discípulo. Na verdade, ele não é nada, senão aquele que escuta e aprende continuamente, a Palavra de Deus e põe-n’A em prática na sua vida.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO