ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Paz
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Paz

Recordação da dedicação das Basílicas romanas de São Pedro no Vaticano e de São Paulo extra-muros. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Paz
Segunda-feira, 18 de Novembro

Recordação da dedicação das Basílicas romanas de São Pedro no Vaticano e de São Paulo extra-muros.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 14,22-33

Depois, Jesus obrigou os discípulos a embarcar e a ir adiante para a outra margem, enquanto Ele despedia as multidões. Logo que as despediu, subiu a um monte para orar na solidão. E, chegada a noite, estava ali só. O barco encontrava-se já a várias centenas de metros da terra, açoitado pelas ondas, pois o vento era contrário. De madrugada, Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o mar. Ao verem-no caminhar sobre o mar, os discípulos assustaram-se e disseram: «É um fantasma!» E gritaram com medo. No mesmo instante, Jesus falou-lhes, dizendo: «Tranquilizai-vos! Sou Eu! Não temais!» Pedro respondeu-lhe: «Se és Tu, Senhor, manda-me ir ter contigo sobre as águas.» «Vem» - disse-lhe Jesus. E Pedro, descendo do barco, caminhou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo a violência do vento, teve medo e, começando a ir ao fundo, gritou: «Salva-me, Senhor!» Imediatamente Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e disse-lhe: «Homem de pouca fé, porque duvidaste?» E, quando entraram no barco, o vento amainou. Os que se encontravam no barco prostraram-se diante de Jesus, dizendo: «Tu és, realmente, o Filho de Deus!»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Desde o início do segundo milénio, em Roma, celebra-se juntamente a festa da dedicação das basílicas de São Pedro e de São Paulo, como para realçar a ligação entre os dois apóstolos, chamados “colunas” da Igreja de Roma. Neles, podemos ver a dupla dimensão da Igreja, a da instituição petrina e a carismática paulina. As duas fazem parte do ministério da Igreja que devem conviver em qualquer comunidade cristã. A leitura dos Actos dos Apóstolos narra a chegada de Paulo a Roma, onde durante dois anos pregou o Evangelho “com toda a coragem e sem obstáculos”, apesar da sua prisão. O Evangelho, por sua vez, apresenta-nos a fé de Pedro. Narra o evangelista Mateus que depois da multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus exorta os discípulos a subirem para a barca e a precedê-l’O na outra margem, enquanto que Ele despediria a multidão. No fim, depois de todos (multidão e discípulos) se terem afastado, Jesus, sozinho, sobe para o monte para rezar. É uma cena que encontramos muitas vezes nos Evangelhos (evidentemente tinha marcado muito os discípulo e a primeira comunidade cristã). Enquanto a barca estava a atravessar o lago desencadeia-se uma tempestade. O Evangelista parece sugerir que sem Jesus é fácil que os ventos e as tempestades se desencadeiem. De qualquer modo, a noite provoca sempre medo. Mas chega a madrugada. E, enquanto o sol nasce, Jesus aproxima-Se dos discípulos, caminhando sobre a água. O medo confunde as ideias e a vista dos discípulos; eles pensam que talvez seja um fantasma. Jesus, no entanto, dirige-Se directamente a eles: “Coragem. Sou Eu. Não temais!” E logo a seguir acede ao pedido de Pedro: “Vem!” diz-lhe. Provavelmente Pedro reconhece a voz do primeiro encontro na margem do mesmo lago e, mais uma vez, deixa imediatamente a barca e as redes e vai ter com Jesus. E também ele caminha sobre a água. A resposta confiante e imediata à chamada do Senhor faz sempre milagres. No entanto, sobrevêm as dúvidas e Pedro começa a afundar. Sobe de novo a oração e Jesus dá a mão ao pobre Pedro. O que conta é não afastar-se do Senhor e seguir sempre a Sua voz. Os dois apóstolos, Pedro e Paulo, continuam a propor-nos, numa só voz, a exortação a seguir sempre a voz do Senhor.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO