ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 10 de Dezembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 18,12-14

Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove no monte, para ir à procura da tresmalhada? E, se chegar a encontrá-la, em verdade vos digo: alegra-se mais com ela do que com as noventa e nove que não se tresmalharam. Assim também é da vontade de vosso Pai que está no Céu que não se perca um só destes pequeninos.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

As palavras do Evangelho que acabámos de escutar são pronunciadas por Jesus num momento de polémica com os fariseus que pretendiam ser eles o guia do povo de Israel. Jesus estigmatiza o comportamento puritano dos fariseus que se torna desdenhoso e intolerante com quem é frágil e erra, e apresenta, por sua vez, o Bom Pastor cuja primeira virtude é a misericórdia. Narra a seguir, a parábola da ovelha perdida: “O que acontece se uma ovelha se perde?”. A reacção espontânea do pastor – mas de um pastor bom e atento a todas as ovelhas – é a de deixar as outras num lugar seguro e ir procurar aquela que se perdeu. E a procura continua até encontrá-la. Ao procurar, o bom pastor não pensa na culpa da ovelha, isto é, se errou ou não. O que conta é a responsabilidade do pastor de não perder nenhuma, independentemente daquilo que as ovelhas possam fazer. A perda, nem que seja de uma só, não diminui a atenção do pastor para com ela, antes pelo contrário, aumenta-a. É este o profundo significado desta página evangélica brevíssima, mas que toca a profundeza da responsabilidade fraterna que devemos ter uns para com os outros. O evangelista acrescenta depois, que mal a encontra – infelizmente nem sempre a procura dá êxito positivo - “ficará muito mais feliz com ela do que com as noventa e nove que não se perderam”. E, saindo da parábola, Jesus esclarece que a vontade do Pai é que ninguém se perca. Ou melhor, mandou o próprio Filho precisamente para isso, para encontrar o que estava perdido. Diante do desleixe que muitas vezes temos para com o próximo, o Senhor, pelo contrário, cuida de todos nós, a começar por aqueles que se perderam. O olhar de Deus pousa sobre cada pessoa e cuida de cada uma delas com amor e grande responsabilidade. Eis a qualidade que o amor deve ter na vida das comunidades; um amor que não seja de massa – como, infelizmente, muitas vezes acontece – mas que se dirija a todos nós como se fosse o único. Cada discípulo deve prestar a mesma atenção que Deus tem para com cada irmão e cada irmã. É de um amor como este que nasce a alegria e a festa da fraternidade. Escutando estas páginas evangélicas não podemos deixar de nos interrogar sobre a qualidade do amor que dispensamos ao próximo e às nossas comunidades cristãs. Quantos desanimam e, às vezes, se afastam sem que ninguém tome conta deles! Jesus, Bom Pastor, recorda-nos a primazia do amor pelo próximo, sobretudo, pelos fracos e por quem se deixa levar pelo pecado, pelo interesse próprio, pela solidão deste mundo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO