ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 4 de Março


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 10,28-31

Pedro começou a dizer-lhe: «Aqui estamos nós que deixámos tudo e te seguimos.» Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: quem deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou campos por minha causa e por causa do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, no tempo presente, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, juntamente com perseguições, e, no tempo futuro, a vida eterna. Muitos dos que são primeiros serão últimos, e muitos dos que são últimos serão primeiros.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

As palavras de Pedro que se fez porta-vos dos outros apóstolos, fazem emergir um comportamento oposto ao do homem rico que ouvimos ontem. Com efeito, eles deixaram tudo e seguiram-n’O. Há pois, alguém, que respondeu ao chamamento de Jesus: é aquele “nós” que Pedro utiliza em nome dos primeiros discípulos e de todos os que se entregaram confiantes ao convite do Senhor. A tomada de consciência de Pedro, permite a Jesus de aprofundar o significado de O seguirem: não é nem um sacrifício nem uma perda em relação a uma vida que seria mais rica e feliz. De resto já noutra ocasião Jesus tinha dito: “Eu quero a misericórdia e não o sacrifício”. O Evangelho mostra qual é a verdadeira riqueza que os discípulos de Jesus recebem. Eles, deixando tudo para O seguirem, recebem desde já, isto é, nesta Terra, cem vezes mais daquilo que deixaram, juntamente com perseguições (e Jesus não deixa de o fazer notar) e no futuro receberão a vida eterna. Cem vezes mais, portanto, é a riqueza e a ternura da comunidade doada a todo aquele que escolhe Jesus. É verdade, a comunidade dos crentes torna-se para cada discípulo, mãe, irmão, irmã e casa. E esta fraternidade nunca acabará. Nem sequer a morte poderá destruí-la. Estas palavras de Jesus são fonte de alegria plena para todos nós: o Senhor dá-nos muito mais daquilo que deixamos. A hipérbole do “cêntuplo” mostra o sentido de abundância e a qualidade da riqueza que aquele que segue o Evangelho recebe. As palavras de Jesus não devem ser vistas como uma garantia para os discípulos, mas expressam a realidade do “nós” da Igreja, família de Deus, onde todos, sem exclusão, são parte e partilham da alegria e da riqueza. Às vezes, o individualismo enche-nos de medos e mira a privar-nos do “nós” para nos obrigar a uma vida solitária e centrada em nós mesmos. Não nos deixemos enganar pelo espírito do mundo, dominado pela ditadura do dinheiro e do materialismo. Já a partir de hoje, nesta vida, seguir Jesus dá-nos uma existência cheia de irmãos, de irmãs, de pais, de mães, de filhos. É a vida na Igreja onde, deveras, os últimos, isto é, os que não tiveram medo de abandonar algo de si para seguir Jesus, serão os primeiros, não por méritos próprios, mas pela abundância da graça de Deus e poderão testemunhar ao mundo a alegria da escolha que fizeram.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO