ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração do Dia do Senhor

Domingo da Ascensão Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 1 de Junho

Homilia

“Homens da Galileia, porque estais aí parados a olhar para o Céu?”. A pergunta dos dois homens vestidos de branco surpreende os apóstolos oprimidos por uma sensação de vazio, suspensos entre a nostalgia do passado e o desconforto do presente. Enquanto estão ocupados a pensarem em si mesmo e na própria solidão, não estão a pensar em Jesus. O céu deles tornou-se deveras vazio porque eles contemplam o próprio abandono sem esperarem por nenhum conforto. O céu para o qual os apóstolos estão a olhar não é aquele das Escrituras, mas o próprio futuro sem esperança. Um céu fechado e, portanto, inevitavelmente vazio: dele não provém a voz de Deus, não se vêem nem os anjos a subirem e a descerem, nem o Filho do Homem. Mas, no entanto, os discípulos insistem em fitar esse céu. E o mesmo acontece connosco quando olhamos para o céu já sabendo o que daí virá ou quando o consideramos apenas negativamente como abstracção e fuga do concretismo do imediato quotidiano. Mas a voz que revela a inutilidade deste modo de fixar o céu, é a voz de anjos. De facto, é a Palavra de Deus que nos impede de olhar para o Céu de um modo falsamente religioso.
A Palavra de Deus dissuade-nos de nos concentrarmos sobre nós mesmos e das projecções que fazemos de nós mesmos e que, às vezes, fazemos subir até ao Céu. A Palavra de Deus exorta-nos a olhar para Jesus, não para o vazio do nosso céu. O Céu de Jesus não é fechado. A festa da Ascensão diz-nos que o Céu já não está vazio, antes pelo contrário, tornou-se no lugar de onde aguardar o regresso de Jesus: “virá do mesmo modo como O vistes partir para o Céu”. Esperar significa acreditar que Ele certamente “Se subtraiu ao olhar deles” mas que está vivo e que regressará. Se Jesus já não está entre nós, não é porque Se dissolveu; antes pelo contrário, a Sua presença difundiu-se: Ele está não só connosco mas também com todo o mundo. É este o significado do mistério da Ascensão. Portanto, Jesus mais do que Se afastar do mundo, subtraiu-Se a uma maneira limitada de ser entre os homens. Subtraiu-Se à nossa posse, ao nosso céu restrito. Por isso, o céu – o nosso, não o de Deus – parece-nos vazio e já não conseguimos vê-l’O. Podemos erguer os olhos como os apóstolos sem ver nada porque enxergamos unicamente aquilo que queremos ver: muitas confirmações aos sentimentos tristes que estão dentro do coração de cada um de nós.
A mensagem da Ascensão é outra. O anjo exorta-nos a seguir Jesus que está presente em todo o mundo ou se quisermos, para o tornar presente em todos os cantos da Terra. É a perspectiva missionária que deve envolver o coração de todos os discípulos de Jesus. O Céu para o qual devemos olhar é o de toda a humanidade. O Senhor exorta-nos a “ascender” até aos extremos confins da Terra. E Ele estará sempre ao nosso lado. É indispensável abandonar o próprio pequeno céu e acolher a dimensão universal própria do Evangelho. Para demasiados homens e para demasiadas mulheres, o céu está fechado por causa do pecado da indiferença e da maldade que nos vê todos cúmplices. São as multidões a quem não aparecem homens com vestes brancas para anunciar que “Jesus regressará um dia”. Não os vemos, tal como não vemos o Filho do Homem que ascendeu ao Céu, mas eles existem. São aqueles que vivem fora do nosso país, da nossa cidade, dos nossos Estados. Às vezes falam a nossa língua, outras vezes a cor da pele deles é diferente. Mas Jesus ascendeu ao Céu também por eles para que pudessem pertencer àquela família de que nós, por graça, participamos. A Ascensão significa que já não há muitos céus, mas apenas um só, o de Deus, aquele que deve reunir todos os povos na única família de Deus.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO