ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

A Igreja do Ocidente e a Igreja do Oriente recordam o nascimento de João Baptista, “o maior entre os que nasceram de mulher”, que preparou a estrada ao Senhor. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 24 de Junho

A Igreja do Ocidente e a Igreja do Oriente recordam o nascimento de João Baptista, “o maior entre os que nasceram de mulher”, que preparou a estrada ao Senhor.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 1,57-66.80

Entretanto, chegou o dia em que Isabel devia dar à luz e teve um filho. Os seus vizinhos e parentes, sabendo que o Senhor manifestara nela a sua misericórdia, rejubilaram com ela. Ao oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias. Mas, tomando a palavra, a mãe disse: «Não; há-de chamar-se João.» Disseram-lhe: «Não há ninguém na tua família que tenha esse nome.» Então, por sinais, perguntaram ao pai como queria que ele se chamasse. Pedindo uma placa, o pai escreveu: «O seu nome é João.»
E todos se admiraram.

Imediatamente a sua boca abriu-se, a língua desprendeu-se-lhe e começou a falar, bendizendo a Deus.

O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos, e por toda a montanha da Judeia se divulgaram aqueles factos.

Quantos os ouviam retinham-nos na memória e diziam para si próprios: «Quem virá a ser este menino?» Na verdade, a mão do Senhor estava com ele. Entretanto, o menino crescia, o seu espírito robustecia-se, e vivia em lugares desertos, até ao dia da sua apresentação a Israel.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

A Igreja festeja hoje o nascimento de João Batista. É uma festa muito antiga. Juntamente com Maria, João Baptista é o único santo de quem se recorda também o dia do nascimento. E isto porque a vida deles é inexplicável sem a referência a Jesus: nasceram para Jesus. Maria, para ser a Mãe e João Baptista para Lhe preparar o caminho. Na iconóstase bizantina estão representados ao lado da porta central, que é Cristo. Ela de um lado e ele do outro, com um gesto da mão, convidam os fiéis a dirigirem o próprio olhar para o Salvador. João nasceu para indicar aos homens o caminho para Jesus. Também é venerado no Islão: as suas relíquias encontram-se guardadas na mesquita dos Omajadi em Damasco. O evangelista Lucas narra o seu nascimento paralelamente ao de Jesus. Também sobre ele se poisou o olhar do Senhor. O anjo aparece a Zacarias, enquanto cumpria o seu serviço no templo e anuncia-lhe o nascimento do filho. Um anúncio que pareceu a Zacarias absolutamente inacreditável, uma vez que a mulher, Isabel, está bastante idosa e, portanto, já está estéril. Mas o anjo insiste e sugere a Zacarias também o nome que deve dar à criança: “Dar-lhe-ás o nome de João" (isto é, "Deus é benevolente”). E é o que acontece. No momento do nascimento, Zacarias recuperou a palavra e deu à criança o nome de João. O nascimento desta criança – cantado de maneira maravilhosa no célebre hino recitado por Zacarias e que a Igreja repete diariamente, o Benedictus - inaugura uma nova vida para os dois pais idosos, quando qualquer esperança parecia ter desaparecido por causa da esterilidade de Isabel. No entanto, aquele filho é, antes de mais, fruto da palavra do anjo e o seu nome é completamente novo: vem ao mundo para indicar Jesus aos homens do seu tempo. O seu exemplo, o seu testemunho, ajuda também a nós e os cristãos de todos os tempos: todos – como João Baptista - somos fruto do amor de Deus, nenhum de nós nasceu por acaso. E nascemos para sermos discípulos de Jesus e para prepararmos os corações dos homens para O acolherem como o Salvador do mundo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO