ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração dos Apóstolos
Palavra de deus todos os dias

Oração dos Apóstolos

Memória do apóstolo Tiago, filho de Zebedeu. Foi o primeiro dos Doze a sofrer o martírio, o seu corpo é venerado em Compostela. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração dos Apóstolos
Sexta-feira, 25 de Julho

Memória do apóstolo Tiago, filho de Zebedeu. Foi o primeiro dos Doze a sofrer o martírio, o seu corpo é venerado em Compostela.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Se morrermos com Ele, com Ele viveremos;
se perseverarmos com Ele, com Ele reinaremos.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 20,20-28

Aproximou-se então de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu, com os seus filhos, e prostrou-se diante dele para lhe fazer um pedido. «Que queres?» - perguntou-lhe Ele. Ela respondeu: «Ordena que estes meus dois filhos se sentem um à tua direita e o outro à tua esquerda, no teu Reino.» Jesus retorquiu: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu estou para beber?» Eles responderam: «Podemos.» Jesus replicou-lhes: «Na verdade, bebereis o meu cálice; mas, o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence a mim concedê-lo: é para quem meu Pai o tem reservado.» Ouvindo isto, os outros dez ficaram indignados com os dois irmãos. Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os chefes das nações as governam como seus senhores, e que os grandes exercem sobre elas o seu poder. Não seja assim entre vós. Pelo contrário, quem entre vós quiser fazer-se grande, seja o vosso servo; e quem no meio de vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para resgatar a multidão.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se morrermos com Ele, com Ele viveremos;
se perseverarmos com Ele, com Ele reinaremos.

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus tinha encontrado Tiago nas margens do lago da Galileia e tinha-o chamado para O seguir, juntamente com o seu irmão, João. Com a escuta imediata da exortação de Jesus em segui-l’O, Tiago – chamado o “maior” para o distinguir do outro Tiago – iniciou o seu caminho de discípulo. Como todos os outros, nem sempre compreendeu o projecto de amor do Senhor para a sua vida e também ele, como os outros, deixou-se levar pela tentação de pedir uma própria acomodação, um papel activo. Na verdade, o discipulado requer, antes de mais, a escuta do mestre e não a procura da própria posição. Infelizmente, é deveras fácil cair na tentação de sermos mestres de nós mesmos. E, às vezes, sucede mesmo de maneira enganadora, quando tentamos, como se costuma dizer, realizarmo-nos. O discípulo não é chamado para se realizar a si mesmo e nem sequer para afirmar as próprias ideias. Para nos realizarmos, devemos sair de nós mesmos e não colocarmo-nos no centro ou nos primeiros lugares! O discípulo escuta, antes de mais, o mestre para se tornar como ele e para receber dele a missão que deve realizar. O discipulado requer uma frequentação atenta do Senhor, uma escuta contínua da Palavra de Deus. Neste sentido, não se é discípulo uma vez por todas. É necessário decidir, todos os dias, escutar a Palavra e segui-l’A. O episódio narrado por Mateus mostra a dificuldade que cada um de nós encontra em seguir o Senhor. O pedido de ter um lugar à direita de Jesus feito pela mãe dos dois filhos não era ingénuo. E a reacção ciumenta dos outros não se fez esperar. Jesus, pacientemente, corrige e continua a falar a todos eles. E Tiago, que provavelmente nem sequer tinha compreendido a fundo a resposta de Jesus não deixa, no entanto, de O seguir e de O escutar, assim como de receber a correcção do Mestre quando, por excessivo zelo, quer enviar do Céu o fogo para destruir aqueles samaritanos que não queriam acolher Jesus. Mas o encontro com Jesus ressuscitado e o acolhimento do Espírito Santo no próprio coração tornaram Tiago numa testemunha do Evangelho, até à efusão do sangue. Segundo a tradição, foi o primeiro apóstolo a sofrer o martírio. Naquele dia, Tiago bebeu o mesmo cálice que Jesus bebeu. A sua vida tornara-se como a do Mestre: vivida em prol dos outros. Foi precisamente o que lhe pedira o Seu Senhor. E, obedecendo até ao fim, Tiago realizou a missão que Jesus lhe tinha confiado.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO