ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração do Dia do Senhor

XVIII do tempo comum Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 3 de Agosto

Homilia

O Evangelho deste décimo oitavo domingo narra a primeira multiplicação dos pães em Mateus (14, 13-21). O episódio é descrito bem seis vezes nos Evangelhos (duas no de Mateus e Marcos e uma, respectivamente, no de Lucas e de João). Evidentemente tinha marcado a comunidade dos primeiros discípulos, tanto é que é uma das poucas páginas evangélicas comuns aos quatro evangelistas. Podemos dizer que estas páginas sintetizam a própria missão de Jesus. Já no início da narração ficamos tocados pela ternura e pela compaixão do profeta de Nazaré.
Ele, depois de ter sabido da morte de João Baptista, retira-Se para o deserto. A morte de João Baptista é um sinal perigoso também para Ele. Mas as pessoas continuam a segui-l’O e de perto. Desta vez, depois d’Ele ter apanhado a barca, apressam-se a ir para a outra margem, onde Ele desembarcará. Com efeito, chegado à outra margem, Jesus depara-Se com toda aquela multidão. É gente que está cansada, exausta pela fadiga e, sobretudo, à procura de um “pastor”, de alguém que cuide deles. O coração de Jesus, como aconteceu muitas outras vezes, não resiste à comoção: cura os doentes que Lhe apresentam e, depois, como é Seu hábito, fica no meio deles e começa a falar e a ensinar. Até tarde. Ficam todos a ouvi-l'O. É útil fazer notar que àquela multidão não faltava, antes de mais, o pão; tinha mas era necessidade de palavras verdadeiras acerca da própria vida, acerca do próprio destino, não tinha ninguém que se ocupasse deles e dos próprios doentes. Por isso, ficou todo o dia com Jesus para O ouvir. Nesta cena, podemos ver de verdade, o ícone do que Jesus disse: “Não só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus”. No entanto, o Senhor sabe muito bem que o homem também vive de pão. Noutra parte do Evangelho tinha exortado: “Não fiqueis preocupados com a vida, com o que comer ou beber,... Pelo contrário, buscai o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus vos dará, em acréscimo, todas essas coisas” (Mt 6, 25-34). É precisamente o que acontece neste trecho da multiplicação dos pães. Os discípulos, pelo contrário, julgando ser mais atenciosos do que Jesus, lá para o fim da tarde, interrompem-n'O: “Este lugar é deserto e a hora já vai adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar alguma coisa para comer”. É um comportamento normal, até bastante atencioso Mas Jesus responde: “Eles não precisam de se ir embora. Dai-lhes vós de comer”. Há aqui uma chamada à responsabilidade de todos nós, contra o bem enraizado hábito de delegar: “cada um por si!” (é o pensamento dos discípulos neste caso), ou então, “que se ocupem disso as autoridades encarregadas!”. O Senhor pede aos Seus discípulos um comportamento completamente diferente. Aquela multidão não deve ser despedida. São eles - os discípulos - que devem ajudá-la. O Senhor diz isso, apesar de saber que os discípulos não têm quase nada: apenas cinco pães e dois peixes; nada, para cinco mil homens. E, no entanto, os discípulos devem responder e não mandar embora ninguém. O milagre começa precisamente aqui: da nossa fraqueza depositada com confiança nas mãos do Senhor. E é multiplicada. A pobreza torna-se abundância. Na verdade, os milagres são muitas vezes impedidos pela avareza das pessoas e das nações. Muita gente sofre de fome e morre, não por falta de alimento, mas porque as pessoas e as nações desperdiçam-no e destroem-no devido à própria avareza. Neste trecho evangélico é claro que quem faz o milagre é o Senhor, mas Ele não o realiza sem a ajuda dos discípulos. O Senhor precisa das nossas mãos, ainda que frágeis; dos nossos recursos, ainda que modestos. Se todos os recursos se reúnem nas mãos do Senhor, tornam-se força e riqueza. É também este o sentido dos doze cestos cheios de pão e de peixes que sobejaram: a cada discípulo, a cada um dos doze, entrega um daqueles cestos para que sinta a grave e doce responsabilidade de distribuir aquele pão que a misericórdia de Deus multiplicou nas Suas mãos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO