ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 10 de Outubro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 11,15-26

Mas alguns dentre eles disseram: «É por Belzebu, chefe dos demónios, que Ele expulsa os demónios.» Outros, para o experimentarem, reclamavam um sinal do Céu. Mas Jesus, que conhecia os seus pensamentos, disse-lhes:
«Todo o reino, dividido contra si mesmo, será devastado e cairá casa sobre casa.

Se Satanás também está dividido contra si mesmo, como há-de manter-se o seu reino? Pois vós dizeis que é por Belzebu que Eu expulso os demónios.

Se é por Belzebu que Eu expulso os demónios, por quem os expulsam os vossos discípulos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes.

Mas se Eu expulso os demónios pela mão de Deus, então o Reino de Deus já chegou até vós.

Quando um homem forte e bem armado guarda a sua casa, os seus bens estão em segurança; mas se aparece um mais forte e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e distribui os seus despojos. Quem não está comigo está contra mim, e quem não junta comigo, dispersa.» «Quando um espírito maligno sai de um homem, vagueia por lugares áridos em busca de repouso; e, não o encontrando, diz: ‘Vou voltar para minha casa, de onde saí.’ Ao chegar, encontra-a varrida e arrumada. Vai, então, e toma consigo outros sete espíritos piores do que ele; e, entrando, instalam-se ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus tinha acabado de libertar um homem possuído por um demónio “mudo”. Impedir a palavra significava reforçar ou, de qualquer modo, agravar a solidão de quem padece. A comunicação através da palavra é um dos fundamentos da vida humana. Por isso, quando este homem foi libertado do demónio e conseguiu falar, explodiu o espanto da multidão. Mas o espírito do mal não se resignou, antes pelo contrário, reforçou a sua resistência e a sua oposição a Jesus e ao Evangelho. Toda a vida de Jesus e dos Seus discípulos de sempre é uma história de oposição e de luta contra o mal. Neste caso, tratou-se de libertar aquele homem do silêncio, isto é, da incapacidade de comunicar com os outros. Como é possível não pensar na triste situação de uma boa parte da humanidade, incapaz de se entender, de se compreender, de comunicar? Se de um lado, hoje é cada vez mais fácil trocarmos notícias e conhecê-las em tempo real, no entanto, não é por isso que se tornou mais fácil comunicar realmente entre as pessoas, entre as etnias, entre os povos, entre as nações. A globalização aproximou os povos, mas não os tornou mais fraternos entre si. Com efeito, muitas vezes, elevam-se paredes de incomunicabilidade e crescem, consequentemente, tensões e conflitos, muitas vezes, dramáticos. O príncipe do mal trabalha para que a divisão e a inimizade se espalhem. O Evangelho, por seu lado, continua a exortar os discípulos a estarem atentos e vigilantes, a não se fecharem nos próprios recintos, para não deixarem espaço ao demónio da incomunicabilidade. Não são raras as acusas e as calúnias contra Jesus e os próprios discípulos. Era o que os fariseus faziam. Mas Jesus continua a exortar para se guardar os frutos da Sua missão e, podemos acrescentar, também os dos discípulos e da Igreja ao longo dos séculos. São estas obras de amor que testemunham a presença do “dedo de Deus” na história. Jesus é a própria presença de Deus na história. É Ele o homem “mais forte” do “forte” maligno que entra em casa, que o derrota e o desarma. A casa de que fala o trecho evangélico é o coração de todos nós, é a comunidade cristã, onde o amor é mais forte do que o mal. E todo aquele que for cego perante este amor, de facto coloca-se do lado do inimigo e, de qualquer modo, torna-se no seu servo tolo. Por isso, Jesus afirma com intransigência: “Quem não está comigo, está contra Mim e quem não recolhe comigo, espalha”. Por isso, é preciso vigilar. A luta contra o mal acompanhar-nos-á durante toda a vida. É neste sentido que alguém fala de cristianismo “agónico”, isto é, em contínuo estado de luta. O “espírito mau”, diz Jesus, apesar de ter saído, fará de tudo para regressar. Dramática é a consequência de quem deixa que o mal volte a entrar por causa da preguiça e da preocupação pelas coisas inúteis. Desta vez, acrescenta Jesus, entrarão no coração “outros sete espíritos”. E a nova situação será pior da antiga.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO