ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 23 de Outubro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 12,49-53

«Eu vim lançar fogo sobre a terra; e como gostaria que ele já se tivesse ateado! Tenho de receber um baptismo, e que angústias as minhas até que ele se realize! Julgais que Eu vim estabelecer a paz na Terra? Não, Eu vo-lo digo, mas antes a divisão. Porque, daqui por diante, estarão cinco divididos numa só casa: três contra dois e dois contra três; vão dividir-se: o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus, enquanto exorta os discípulos à vigilância, diz-Lhes que chegou o momento da decisão. Com efeito, com Ele chegaram os últimos dias e já não é possível diferir a escolha pelo Evangelho. E, para fazer compreender aos discípulos a Sua preocupação apostólica, Jesus usa a imagem do fogo que Ele mesmo veio trazer para a Terra: “Vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!”. O Apocalipse retomará esta imagem a propósito do anjo que no fim dos tempos lança o fogo sobre a Terra (8, 5). Jesus quer que os discípulos abandonem qualquer atitude de preguiça, de protelação, de indiferença, de fecho, para acolher a Sua preocupação, a Sua inquietude: Ele continuará inquieto até que as chamas do amor não se espalhem nos corações dos homens. O discípulo, portanto, não é chamado a viver uma vida avarenta e tranquila, mirada ao bem-estar pessoal ou também do seu grupo. Quantos homens e mulheres pensam que a salvação esteja no bem-estar pessoal, na tranquilidade de quem não tem outra preocupação do que a da própria felicidade pessoal! O discípulo vive numa outra dimensão, uma outra tensão. Ele imerge-se no Evangelho – é como que baptizado (precisamente “imerso”) no Evangelho – levado pela urgência de anunciá-l’O a todos os homens e mulheres para que fiquem a salvo da solidão e da morte. A adesão ao Evangelho envolve toda a vida do discípulo, fica como que possuído. Por isso, seguir Jesus requer também uma separação da vida velha, aquela baseada nos laços da carne. Os laços de sangue – que são, obviamente, importantes – não representam, no entanto, por si só, a salvação. Só o Evangelho é que é o fogo que salva, que transforma o mundo, a começar pela transformação do coração de todos. Paulo dirá: Cristo é a nossa paz (Ef 2, 14) e o próprio Senhor afirmou: “Felizes os que promovem a paz”. Não há contradição, neste caso, entre a paz e a espada. A paz que Jesus traz, não é como aquela que o mundo dá (Jo 14, 27), não é a mesquinha tranquilidade ou segurança das próprias tradições. Para que se possa desfrutar da paz que vem do Evangelho, é necessária uma purificação através do fogo, uma separação entre o mal e o bem, um discernimento entre a luz que Jesus vem trazer ao mundo e as trevas do mal. A paz é uma dádiva e uma conquista, é acolhimento do Evangelho e abandono do egocentrismo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO