ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 22 de Novembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 20,27-40

Aproximaram-se alguns saduceus, que negam a ressurreição, e interrogaram-no: «Mestre, Moisés prescreveu-nos que, se morrer um homem deixando a mulher, mas não tendo filhos, seu irmão casará com a viúva, para dar descendência ao irmão. Ora, havia sete irmãos: o primeiro casou-se e morreu sem filhos; o segundo, depois o terceiro, casaram com a viúva; e o mesmo sucedeu aos sete, que morreram sem deixar filhos. Finalmente, morreu também a mulher. Ora bem, na ressurreição, a qual deles pertencerá a mulher, uma vez que os sete a tiveram por esposa?» Jesus respondeu-lhes: «Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se; mas aqueles que forem julgados dignos da vida futura e da ressurreição dos mortos não se casam, sejam homens ou mulheres, porque já não podem morrer: são semelhantes aos anjos e, sendo filhos da ressurreição, são filhos de Deus. E que os mortos ressuscitam, até Moisés o deu a entender no episódio da sarça, quando chama ao Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob. Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; pois, para Ele, todos estão vivos.» Tomando, então, a palavra, alguns doutores da Lei disseram: «Mestre, falaste bem.» E já não se atreviam a interrogá-lo sobre mais nada.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus continua no Templo a anunciar o Evangelho apesar de ser fortemente hostilizado por aqueles que sentem o próprio poder ameaçado. O Senhor, no entanto, não realiza nenhum milagre, como que a querer evidenciar que em casa de Deus, a única verdadeira força é a Palavra, obviamente a de Deus. E, com efeito, é precisamente a Palavra de Deus que os opositores querem silenciar. Depois do encontro com os fariseus, agora é a vez dos saduceus. A oposição ao Evangelho não pára, conhece sempre ondas que se sucedem umas atrás das outras. Agora, é a vez dos saduceus que, como bons intelectuais, negam a ressurreição dos mortos. E é precisamente sobre este tema que fazem a pergunta a Jesus. O caso que apresentam é típico de quem está habituado a raciocinar mais em abstracto do que a tomar em consideração a vida real: Dizem a Jesus: “Uma mulher que teve sete maridos, de qual deles será ela esposa na ressurreição?” Eles seguem um raciocínio que até parece muito lógico, e em parte também o é, mas seguindo os critérios do homem e não os de Deus que são bem mais amplos e valiosos. Esta maneira de proceder exorta-nos a não tornar absolutas a nossa maneira de pensar, como se com a nossa mente, encerrássemos a verdade acorrentando-a a nós mesmos e à nossa lógica. Há um “mais além” da razão a que todos devemos prestar mais atenção. Este “mais além” está relacionado com o mistério. Não conseguimos compreender plenamente nem a natureza nem Deus. Todos nós precisamos de uma maior humildade perante a vida, a história, a razão e também a fé. Neste caso, Jesus mostra de maneira evidente e eficaz a disparidade do raciocínio de Deus do dos homens. Das Suas palavras transparece um modo totalmente novo de conceber a vida presente e aquela futura, mas essa maneira é compreensível só àqueles que abrem o próprio coração e a própria mente ao mistério de Deus. Jesus – que vem do Céu – apresenta o mundo do Céu onde os laços de sangue não contam à maneira da Terra porque são vivificados pelo Espírito: eles permanecem, mas são transformados num laço muito mais forte. É o mundo dos ressuscitados: nele, diz Jesus, ninguém se casa porque todos são plenamente filhos. É o mundo do futuro de Deus onde os laços que contraímos se tornam eternos e profundos entre todos. O Pai – diz Jesus - é o Senhor dos vivos, não dos mortos. Todo aquele que se unir a Jesus e confiar desde já a própria vida a Deus, é “filho da ressurreição”: vive na Terra à maneira do Céu, isto é, vive a vida segundo o Espírito e não segundo a carne. Obviamente, de maneira primordial, imperfeita mas verdadeira. É verdade, o Céu começa já entre os crentes quando vivem no amor que o Senhor derramou nos nossos corações.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO