ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 29 de Novembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 21,34-36

«Tende cuidado convosco: que os vossos corações não se tornem pesados com a devassidão, a embriaguez e as preocupações da vida, e que esse dia não caia sobre vós subitamente, como um laço; pois atingirá todos os que habitam a terra inteira. Velai, pois, orando continuamente, a fim de terdes força para escapar a tudo o que vai acontecer e aparecerdes firmes diante do Filho do Homem.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O Evangelho que acabámos de escutar encerra o discurso escatológico segundo a versão de Lucas e termina também o ano litúrgico. Jesus, desde que chegou a Jerusalém, ensinava todos os dias no Templo e à noite, retirava-Se para o jardim das Oliveiras para rezar. Agora, exorta os discípulos a “estarem atentos e a rezarem continuamente”. Não o diz apenas com palavras, mas com a Sua própria vida. Sabe muito bem que perante os momentos decisivos e até mesmo difíceis, é necessário estar vigilantes e preparados. Cada dia deve ser vivido como se fosse o último. Podemos dizer que, cada dia é o último, no sentido que é único e não há um outro igual e uma vez passado, não regressa outra vez. Cada dia, portanto, exige atenção e vigilância da nossa parte porque o Senhor está diante de nós e bate à porta do coração, como nos recorda o Apocalipse: “Já estou à porta e bato. Quem ouvir a minha voz e abrir a porta, entro em sua casa e janto com ele, e ele comigo” (Ap 3, 20). O evangelista Lucas apresenta a oração como a atitude por excelência do discípulo que vigila para acolher o Senhor que bate à porta do nosso coração. A oração não só afasta o mal e dá a força para o combater; ela, sobretudo, liberta-nos da concentração em nós mesmos para nos fazer erguer o olhar para cima, para o Senhor que está a chegar. E Jesus exorta a rezar sempre, sem cessar. Para nós, pobres homens e pobres mulheres, limitados, rezar continuamente significa rezar todos os dias. É verdade, na oração quotidiana está aquela fidelidade pedida pelo Evangelho e que orienta e reorienta incessantemente, o discípulo em direcção a Deus. Todos os dias devemos “ficar de pé diante do Filho do Homem”, escutar a Palavra que nos deixou e, com Ele, invocar o Pai que está no Céu para saborear, desde já, o encontro definitivo com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A liturgia da Igreja, enquanto nos entrega ao novo ano litúrgico, depois de nos ter deixado contemplar o “fim” da história, exorta-nos a todos à centralidade e à perseverança da oração como garantia do encontro definitivo com o Senhor.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO