ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Festa da ImacuSegunda-Feira Santalada Conceição
Palavra de deus todos os dias

Festa da ImacuSegunda-Feira Santalada Conceição

Festa da Imaculada Concepção de Maria Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Festa da ImacuSegunda-Feira Santalada Conceição
Segunda-feira, 8 de Dezembro

Homilia

Enquanto se aproxima o Natal, a Liturgia vem ao nosso encontro com esta festa em honra da Mãe de Jesus. A Virgem Maria tornou-se para nós, num exemplo de como viver este tempo de Advento: quem, senão Ela, nos pode mostrar como viver o Advento de Jesus? O Evangelho de Lucas apresenta uma moça de uma pequena aldeia da Galileia, Nazaré, na extrema periferia do Império romano. Era uma jovem como todas as outras. Mas, sobre Ela pousou-se o olhar de Deus. É o mistério que a Igreja nos faz contemplar hoje: Maria foi concebida pelos seus pais, Joaquim e Ana, sem mancha, sem o pecado original. Ela foi preservada do drama do afastamento de Deus que desde Adão e Eva marca todos os homens e todas as mulheres. A Igreja celebrou durante séculos esta festa com o título de “Concepção de Maria”. Com Pio IX, que em 1854 proclama este dogma, recebe o nome de “Imaculada Conceição”. Maria foi concebida sem pecado original para ser uma mãe digna de Jesus: Por isso, Aquela que viria a ser a Mãe do Filho de Deus, não podia ser ferida pelo pecado original. Ela nasceu sem pecado não por mérito próprio, mas por graça. O Senhor Deus quis preparar n’Ela uma morada digna do Seu Filho. Santo Anselmo canta assim este mistério: “Era justo que fosse ornada de uma pureza superior, à qual não se pode conceber uma maior senão a do próprio Deus, esta Virgem a quem Deus Pai deu o Seu próprio Filho de um modo tão especial”. O amor do Filho protegeu, portanto, a Mãe. Podem-se aplicar a Ela as palavras do Cântico dos Cânticos: “És bela, minha amada, e não tens um só defeito” (4, 7). É o que Lhe diz o anjo na anunciação: “Alegra-Te, cheia de graça: o Senhor está contigo” (Lc 1, 28).
Este mistério de Maria não é alheio à comunidade dos crentes. Assim como Deus pousou o Seu olhar sobre Ela no mo¬mento do concebimento, do mesmo modo pousou-o sobre nós, como anota o apóstolo Paulo: “Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo, para que sejamos santos e sem defeito” (Ef 1, 4). Maria, e nós com Ela, foi escolhida por Deus ainda antes da Criação do mundo. E fomos escolhidos para sermos santos e sem defeito. Não é por acaso que o apóstolo diz “fomos escolhidos” e não “escolhemos”. O nome de cada um de nós foi pronunciado por Deus e começámos a existir. É verdade, somos, antes de mais, fruto do amor de Deus; o Seu coração pensou em nós e nós viemos à luz. Os nossos pais entraram neste processo de amor. A nossa existência inicia no coração de Deus e n’Ele vive para sempre. Eis o motivo porque acreditamos que a vida é santa, para todos, desde o início e para sempre. O Senhor nunca se esquece do nosso nome e ai daquele que o quiser apagar! Todos nós estamos no coração de Deus.
Nesta festa, a Igreja faz-nos contemplar a grandeza do amor do Senhor e as maravilhas que consegue realizar através de nós, obviamente, se não trairmos a Sua predilecção. Maria, feita para se tornar na Mãe de Jesus, aceitou plenamente essa vocação. E não era nem fácil, nem óbvio. Quando o anjo Lhe levou a saudação de Deus, Maria ficou perturbada. Na verdade, não tinha uma grande consideração de Si mesma, contrariamente aos sentimentos que normalmente guardamos nos nossos corações. É precisamente este o cerne do pecado original: o orgulho e o sentido de auto-suficiência radicado em todos nós. É dum coração afastado de Deus que nasce o mal do mundo.
Maria não se exalta com o anúncio do anjo, antes pelo contrário, fica perturbada. O mesmo deveria acontecer com todos nós, sempre que escutamos o Evangelho. No entanto, o anjo conforta-A: “Não tenhas medo Maria porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás um filho e dar-lhe-ás o nome de Jesus” (vv. 30-31). Na verdade, este anúncio perturba-A ainda mais, sobretudo porque ainda não vivia com José. Mas, o anjo acrescenta: “O Espírito Santo virá sobre Ti e o poder do Altíssimo Te cobrirá com a sua sombra” (v. 35). Não conhecemos o pensamento de Maria naquele momento. Se responde “não”, deixa-Se ficar na Sua tranquilidade e continua a vida de sempre. Se, pelo contrário, responde “sim”, a Sua vida muda radicalmente. Maria, ao contrário de nós, não conta com as Suas forças, mas só com a Palavra de Deus. Por isso diz: “Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Ela, a primeira amada por Deus, é também a primeira a responder “sim” à chamada do anjo. Hoje, Maria está diante de nós, diante dos olhos do nosso coração, para que, contemplando-A, A possamos imitar e, com Ela, cantar o amor que o Senhor derramou nos nossos corações.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO