ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Domingo da Sagrada Família
Palavra de deus todos os dias

Domingo da Sagrada Família

Domingo da Sagrada Família
Memória dos santos inocentes. Oração por todos os que morrem vítimas da violência, desde o seio materno até à velhice.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Domingo da Sagrada Família
Domingo, 28 de Dezembro

Homilia

Passaram-se poucos dias do Natal e a liturgia leva-nos a Nazaré para nos encontrarmos com a família de Jesus. A Igreja parece sentir a necessidade de evidenciar que Jesus precisou de uma família, isto é, de estar circundado pelo afecto e pelas atenções dos próprios entes queridos. Na verdade, os Evangelhos dão pouco espaço à vida familiar de Jesus e referem apenas alguns episódios da Sua infância; no entanto, Eles focalizam a própria atenção nos trinta anos vividos em Nazaré. A frase final do trecho evangélico que acabámos de escutar representa como que a sua síntese. Escreve Lucas que Jesus “obedecia-lhes. E sua mãe conservava no coração todas estas coisas e Jesus crescia em sabedoria, em estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lc 2, 51-52). Estas poucas palavras valem, precisamente, os trinta anos de “vida oculta” em Nazaré.
A nós, doentes de ambígua eficiência, surge imediata a pergunta: por que é que Jesus viveu tanto tempo tão escondido? Não teria podido empregar aqueles anos ou, pelo menos, uma parte deles, de modo mais frutuoso, anunciando o Evangelho, curando os doentes, isto é, ajudando o mais possível? Mas se puséssemos mais atenção ao Evangelho, provavelmente ouviríamos a resposta: “não pensas as coisas de Deus, mas só as coisas dos homens” (Mc 8, 33). Na verdade, aqueles trinta anos permitem entender ainda melhor as palavras de Paulo: “Tornando-Se semelhante aos homens”; Jesus viveu no seio da família, tal como nós, como que a querer dizer que a salvação não é alheia à vida comum dos homens. Talvez seja por isso que a Igreja considerou “apócrifos” todos os contos criados pela inocente curiosidade dos primeiros cristãos que queriam tornar extraordinária e miraculosa a infância e a adolescência de Jesus.
Sabemos, pelo Evangelho, que a vida em Nazaré estava marcada pela normalidade: não há milagres ou curas, não são narradas pregações, não se vêem multidões que acorrem; tudo procede “normalmente”, consoante os hábitos de uma devota família israelita. Pois bem, a festa de hoje sugere-nos que também aqueles anos foram santos. A família de Jesus, era uma família normal formada por pessoas que viviam do trabalho das próprias mãos; portanto, não eram nem pobres nem ricos, talvez um pouco precários. No entanto, eram sem dúvida, exemplares: amavam-se de verdade, se bem que não faltassem incompreensões, repreensões e também correcções, como se deduz do episódio da perda de Jesus no Templo.
Certamente José e Maria observavam as tradições religiosas de Israel e sentiam-se na obrigação de educar Jesus. Sabiam das Escrituras: “Que estas palavras, que hoje eu te ordeno, estejam no teu coração: ensiná-las-ás aos teus filhos e delas falarás sentado em tua casa e indo de viagem, ao deitar-te e ao levantar-te” (Dt 6, 6). Seria interessante voltar a percorrer as tradições religiosas de uma devota família hebraica desse tempo para poder compreender ainda mais a vida de Jesus e da família de Nazaré. Também nós ficaríamos comovidos ao conhecer as orações que Eles rezavam de manhã e à tarde; seria edificante se soubéssemos como Jesus adolescente enfrentava os primeiros encontros religiosos e civis e como, enquanto jovem trabalhador, trabalhava com José; e, depois, o Seu empenho na escuta das Escrituras, na oração dos salmos e em tantos outros costumes. E quantas mães poderiam aprender das atenções que Maria dispensou àquele Filho! Quantos pais poderiam também aprender do exemplo de José, homem justo, que dedicou a sua vida a sustentar e a defender não a si mesmo, mas o Menino e a esposa!
No entanto, há uma profundidade de sentimentos naquela Família, que ficou escondida aos olhos dos seus contemporâneos, mas que nos é revelada pelo Evangelho e que é a “centralidade” de Jesus naquele núcleo familiar: “Ele crescia em sabedoria, idade e graça”, anota o evangelista. Este é o “tesouro” da “vida oculta”: Maria e José receberam aquele Filho, cuidaram d’Ele e viram-n’O crescer no meio deles, ou melhor, dentro do coração deles e, ao mesmo tempo, aumentava neles o carinho e a compreensão. Eis porque é que a Família de Nazaré é santa; e, nisto, mostra também às nossas famílias o caminho da santidade. Precisamos que Jesus cresça no nosso coração e na nossa vida e cresça dentro da história humana. Jesus ainda deve crescer na vida das famílias, da nossa sociedade e no nosso próprio coração.
Neste contexto, é possível inserir o episódio de Simeão e de Ana; um episódio rico, entre outros, de muitos significados. De um certo modo, reunindo as cenas evangélicas da infância, eles completam a família de Jesus, podemos dizer que são como que os parentes mais idosos. Na velhice deles, Simeão e Ana acolhem este Menino e transfiguram-se. Simeão está cheio de consolação e sente-se saciado com os seus dias; Ana põe-se a falar do Menino a todos os que encontra descobrindo, assim, uma segunda juventude. Um sente crescer no coração o Senhor e a outra, faz crescer Jesus no coração de quem a escuta.
Quando se acolhe o Evangelho e O deixamos crescer, a vida rejuvenesce, volta a tomar o seu vigor e dá frutos. É o que acontece também na outra família de que fala a Liturgia: a família de Abraão. “Abraão acreditou no Senhor” - escreve o livro do Génesis, retomado também pela Epístola aos Hebreus -, acolheu-O na sua vida e tornou-se no pai dos crentes. A sua fé foi poderosa, mais forte do sorriso céptico de Sara, ao ponto de derrotar a esterilidade dela; pela fé de Abraão, a idosa e resignada Sara concebeu o filho da descendência.
Nazaré, aldeia periférica da Galileia e lugar da vida comum da Sagrada Família, representa toda a vida do discípulo que, precisamente, acolhe, guarda e faz crescer o Senhor. Não é, pois, só um acaso que “Nazaré” signifique “Aquela que conserva”. Nazaré é Maria, que “conservava no coração todas estas coisas”, é a pátria e a vocação de todo o discípulo. Apesar do mundo continuar a dizer: “De Nazaré pode sair coisa boa?”

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO