ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do tempo do Natal
Palavra de deus todos os dias

Oração do tempo do Natal

Memória do santo profeta David. São-lhe atribuídos alguns salmos. Desde séculos que os salmos alimentam a oração dos hebreus e dos cristãos. Memória de São Tomás Becket, defensor da justiça e da dignidade da Igreja. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração do tempo do Natal
Segunda-feira, 29 de Dezembro

Memória do santo profeta David. São-lhe atribuídos alguns salmos. Desde séculos que os salmos alimentam a oração dos hebreus e dos cristãos. Memória de São Tomás Becket, defensor da justiça e da dignidade da Igreja.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Glória a Deus nas alturas!
E na terra paz aos homens!

Aleluia aleluia, aleluia

I São João 2,3-11

Sabemos que o conhecemos por isto: se guardamos os seus mandamentos. Quem diz: «Eu conheço-o», mas não guarda os seus mandamentos é um mentiroso e a verdade não está nele; ao passo que quem guarda a sua palavra, nesse é que o amor de Deus é verdadeiramente perfeito; por isto reconhecemos que estamos nele. Quem diz que permanece em Deus também deve caminhar como Ele caminhou. Caríssimos, não vos escrevo um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que já tínheis desde o princípio: este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. É, contudo, um mandamento novo o que vos escrevo - o que é verdade nele e em vós - pois as trevas passaram e a luz verdadeira já brilha. Quem diz que está na luz, mas tem ódio a seu irmão, ainda está nas trevas. Quem ama o seu irmão permanece na luz e não corre perigo de tropeçar. Mas quem tem ódio ao seu irmão está nas trevas e nas trevas caminha, sem saber para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Alleluia, alleluia, alleluia.
Alleluia, alleluia, alleluia.
Alleluia, alleluia, alleluia.

Aleluia aleluia, aleluia

O desejo de conhecer Deus está radicado no profundo do coração de qualquer pessoa humana. E é um bem que esse desejo nos inquiete. É o primeiro passo para sair do próprio egocentrismo. João quer indicar um caminho simples para conhecermos o Senhor. E escreve que para conhecermos Deus não servem esforços especulativos de pensamento, mas apenas o cumprimento dos Seus mandamentos. Não há outro caminho para O conhecermos, afirma João. Quem escuta e põe em prática a Sua Palavra vive em Deus, tanto é que João pode afirmar que “o amor de Deus realiza-se completamente entre nós”. Nós não somos perfeitos, quem é perfeito é o amor que nos é dado e que pede, obviamente, para ser posto em prática e, portanto, para nos comportarmos “como Ele Se comportou”. O apóstolo introduz assim, o tema do amor. Afirma que é um mandamento novo mas que também é antigo, isto é, que receberam desde o início. Evangelho e amor estão intimamente ligados desde o início. É uma verdadeira reviravolta que ocorreu na história humana. Com Jesus, foi impressa uma nova perspectiva à humanidade, foi proposta uma nova visão, com ela “brilha a verdadeira luz” que clareia as trevas que envolvem o mundo. É a luz do amor de Deus que leva a amar também os próprios irmãos. Quem não acolhe e não vive este amor, permanece “nas trevas e não sabe aonde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos”. O Evangelho do amor é a verdadeira novidade que transforma o mundo. Não existe uma alternativa ao amor, senão as trevas e a morte.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO