ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do tempo do Natal
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração do tempo do Natal
Quarta-feira, 7 de Janeiro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Glória a Deus nas alturas!
E na terra paz aos homens!

Aleluia aleluia, aleluia

I São João 3,22-4,6

e recebemos dele tudo o que pedirmos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que lhe é agradável. E este é o seu mandamento: que acreditemos no Nome de seu Filho, Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, conforme o mandamento que Ele nos deu. Aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele; e é por isto que reconhecemos que Ele permanece em nós: graças ao Espírito que nos deu.


Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, pois muitos falsos profetas apareceram no mundo. Reconheceis que o espírito é de Deus por isto: todo o espírito que confessa Jesus Cristo que veio em carne mortal é de Deus; e todo o espírito que não faz esta confissão de fé acerca de Jesus não é de Deus. Esse é o espírito do Anticristo, do qual ouvistes dizer que tem de vir; pois bem, ele já está no mundo. Meus filhinhos, vós sois de Deus e venceste-los, porque é mais poderoso o espírito que está em vós do que aquele que está no mundo. Eles são do mundo; por isso falam a linguagem do mundo, e o mundo ouve-os. Nós somos de Deus. Quem conhece a Deus ouve-nos; quem não é de Deus não nos ouve. É por isto que nós reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Alleluia, alleluia, alleluia.
Alleluia, alleluia, alleluia.
Alleluia, alleluia, alleluia.

Aleluia aleluia, aleluia

O apóstolo continua a insistir para que os crentes estejam cientes de que a salvação consiste em estar em comunhão com Deus e com os irmãos. Este princípio contrasta radicalmente com o instinto em nos concentrarmos em nós mesmos, em nos preocuparmos pelas nossas coisas. O apóstolo exorta a erguer o olhar para Deus, a entregarmo-nos a Ele na certeza que obteremos tudo o que pedirmos. É a mesma fé de Jesus. Por isso, João resume da seguinte maneira a vida do crente: entregar-se a Jesus, estar em comunhão com Ele através do Espírito que nos foi dado e amarmo-nos uns aos outros como Jesus nos ensinou. Não nos devemos afastar deste caminho deixando-nos seduzir pelos falsos profetas. A fé em Jesus de Nazaré é a discriminante da fé cristã: “Fala da parte de Deus todo aquele que reconhece que Jesus Cristo encarnou. Todo aquele que não reconhece a Jesus não fala da parte de Deus”. Com o termo “carne” o apóstolo entende a “fragilidade” própria da condição humana, que Jesus quis assumir para redimi-la. É, na verdade, grande o amor de Deus pelos homens, até ao ponto de Se tornar fraco como todos. A escolha da fraqueza da carne devia parecer um escândalo à corrente gnóstica da época que considerava negativamente a condição humana. Na verdade, ainda hoje continua a ser um escândalo para quem pensa que a salvação depende da força do homem, da condição de poder neste mundo, do poder e riqueza e não da Cruz. A Cruz é a conclusão lógica de um amor que se abaixa até ao mais profundo do homem só para o salvar do abismo do pecado e da morte. Na Cruz, o amor de Jesus atinge o seu ápice e por essa razão, torna-se fonte de vida e de salvação. Os cristãos, acolhendo-A, aprendem a amar como Jesus amou. E, assim, vencem o poder do mal que mantém os homens escravos do pecado e da violência. O amor vence o mundo e salva os homens da mentira.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO