ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Paz
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Paz

Oração pela unidade das Igrejas. Memória particular das Igrejas ortodoxas. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Paz
Segunda-feira, 19 de Janeiro

Oração pela unidade das Igrejas. Memória particular das Igrejas ortodoxas.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Hebreus 5,1-10

Todo o Sumo Sacerdote tomado de entre os homens é constituído em favor dos homens, nas coisas respeitantes a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Pode compadecer-se dos ignorantes e dos que erram, pois também ele está cercado de fraqueza; por isso, deve oferecer sacrifícios, tanto pelos seus pecados, como pelos do povo. E ninguém tome esta honra para si mesmo, mas somente quem é chamado por Deus, tal como Aarão. Assim também Cristo não se atribuiu a glória de se tornar Sumo Sacerdote, mas concedeu-lha aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Eu hoje te gerei. E, como diz noutro passo: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec. Nos dias da sua vida terrena, apresentou orações e súplicas àquele que o podia salvar da morte, com grande clamor e lágrimas, e foi atendido por causa da sua piedade. Apesar de ser Filho de Deus, aprendeu a obediência por aquilo que sofreu e, tornado perfeito, tornou-se para todos os que lhe obedecem fonte de salvação eterna, tendo sido proclamado por Deus Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedec.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Este trecho da Carta aos Hebreus ajuda-nos a reflectir ainda sobre Jesus, “Sumo-Sacerdote”. Na tradição do Templo, o Sumo-Sacerdote era o único que podia entrar uma vez por ano no Santo dos Santos, a parte mais interna do Templo de Jerusalém, no dia do Kippur, o dia da Expiação, isto é, o dia em que Deus perdoava os pecados do Seu povo. Nesta Carta, Jesus é apresentado como o novo Sumo-Sacerdote. De facto, Ele, por causa do sofrimento suportado e da obediência dada a Deus, tornou-se causa de salvação para todos. Não é preciso oferecer sacrifícios de expiação para o perdão dos pecados no Templo de Jerusalém: o próprio Jesus, pelo sofrimento suportado, é Aquele que agora, nos oferece o perdão e a salvação. O autor interpreta a vida terrena de Jesus como uma oferta sacerdotal de “orações e súplicas, com fortes gritos e lágrimas a Deus, que podia salvá-l’O da morte e, pela Sua plena entrega, foi atendido”. Ele, Filho de Deus, declarou-se sacerdote segundo a ordem sacerdotal de Melquisedec, o sacerdote referido no livro do Génesis no capítulo 14 e, depois no Salmo 110, citado pelo autor da Carta. Melquisedec, rei de Salém (Jerusalém), vai ao encontro de Abraão oferecendo-lhe pão e vinho, abençoando-o: “Bendito seja Abraão pelo Deus Altíssimo, que criou o Céu e a Terra”. Não era um sacerdote do Deus de Israel, mas reconheceu em Abraão a presença do Deus Altíssimo. Com Jesus, o autor da Carta aos Hebreus parece dizer-nos que começa de novo uma história onde todos os povos que se submeterão a Ele, sacerdote e mediador da nova aliança, se podem reconhecer. Através de Jesus, todos nós, qualquer que seja o povo de pertença, pode participar no sacrifício de salvação que Jesus ofereceu na Cruz. Ou melhor, todos nós, através do próprio testemunho, pode ajudar o próximo, mesmo o que está longe de Deus, a reconhecer o Deus Altíssimo, o Pai de Jesus. Não nos devemos esquecer que Jesus também foi chamado à obediência: isto é, não fez a Sua vontade, mas a de Deus Pai. Se foi assim para Jesus, quanto mais para nós? Também nós – que muitas vezes obedecemos só a nós mesmos e às nossas tradições – somos chamados a obedecer ao Pai. Receberemos assim a bênção que Ele nos oferece para pertencermos não a nós mesmos, mas à Sua aliança, a de nos tornarmos num povo grande que anuncia a paz.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO