ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 16 de Abril


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 3,31-36

Aquele que vem do Alto está acima de tudo. Quem é da terra à terra pertence e fala da terra. Aquele que vem do Céu está acima de tudo e dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. Quem aceita o seu testemunho reconhece que Deus é verdadeiro; pois aquele que Deus enviou transmite as palavras de Deus, porque dá o Espírito sem medida. O Pai ama o Filho e tudo põe na sua mão. Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

O trecho evangélico volta a propor a centralidade, para o crente, da fé em Jesus. Daqui a exortação para desviar o olhar das coisas da Terra, dos costumes inveterados, das convicções aceites, mesmo as religiosas, para se poder contemplar Jesus. Também nós, hoje, recebemos esta exortação. E precisamos. De facto, quantas vezes nos acomodamos a uma vida banal e preguiçosa e nos resignamos a um mundo já sem um futuro de esperança para nós e para o próximo! O evangelista leva-nos a dirigir o nosso olhar para Jesus: Ele “vem do alto, do Céu” e “está acima de todos”. Jesus é a verdadeira esperança para o mundo. Ele desceu do Céu para estar connosco e proclamar-nos a vida que Ele vive de maneira única com o Pai do Céu: “Ele – provavelmente é João Baptista quem está a falar aos seus seguidores – dá testemunho daquilo que viu e ouviu”. Jesus veio para a Terra para revelar o próprio mistério de Deus que, caso contrário, ficaria impenetrável. Portanto, Ele não veio para Se afirmar a Si mesmo ou para promover projectos pessoais a realizar, como normalmente sucede a todos nós. Jesus desceu do Céu para anunciar aos homens “as palavras de Deus” e para doar “o Espírito sem medida”. É desta convicção que brota a honra e a devoção que devemos ter para com as Sagradas Escrituras: Elas contêm “as palavras de Deus”. Todos os dias, somos chamados a escutá-l’As e a meditá-l’As até fazê-l’As nossas. A Bíblia não é para nós um livro qualquer, mas o escrínio que contém o próprio pensamento de Deus. É por isso que A devemos abrir, saboreá-l’A página a página, deixando-nos guiar pelo “Espírito” que nos foi dado “desmedidamente” também para isso. Não é possível compreender o profundo sentido das Sagradas Escrituras sem a ajuda do Espírito. Ele foi-nos dado de maneira abundante, precisamente, “desmedidamente” para nos deixarmos conduzir na escuta e na interpretação das Sagradas Escrituras. Para além do significado literal das palavras bíblicas, há ainda um mais profundo, espiritual, que nos ajuda a relacionar as palavras da Bíblia com o que estamos a viver. O entrelaçamento entre a Bíblia e a história, entre as palavras bíblicas que escutamos e a nossa vida na nossa existência concreta, é obra do Espírito Por isso, a escuta das Sagradas Escrituras deve ser feita num clima de oração: precisamos do Espírito de Deus para compreendermos a Palavra de Deus. Por isso, a escuta continuada das Sagradas Escrituras, num clima de oração, forçará os nossos corações a mudar, a tornarem-se instrumentos nas mãos de Deus para tornar este nosso mundo mais irrorado pelo amor do Senhor. Escreve o evangelista: “O Pai ama o Filho e entregou tudo nas suas mãos”. É a força para transformar o mundo, para derrotar o mal e fazer crescer o bem que o Senhor viveu em primeira pessoa e que doa a todos aqueles que acreditam n’Ele.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO